A caça e a pesca estão em destaque entre hoje e domingo, em Bragança, numa feira internacional que junta portugueses e espanhóis em torno de dois dos sectores com maior peso económico e social nesta região. A Norcaça-Feira Internacional do Norte é, de acordo com a organização, o segundo maior evento nacional do género, depois do de Santarém, e a quarta edição vai incluir, pela primeira vez, o sector da pesca.

O propósito dos promotores, a autarquia e organizações ligadas aos sectores, é valorizar e aproveitar estes dois recursos \"de grande interesse económico e social para o concelho, que de algum forma estão interligados\".

A Norcaça proporcionará aos visitantes a oportunidade de caçarem e pescarem em batidas ao javali ou nos lagos artificiais instalados no recinto exterior do centro empresarial.

O programa contempla também concursos e mostras com cães de caça e espécies piscícolas, além da promoção da gastronomia regional, nomeadamente pratos à base dos produtos dos dois sectores, que podem ser saboreados no espaço da feira.

Segundo Rui Caseiro, da organização, pretende-se também \"transmitir uma imagem positiva do caçador, enquanto protector do ambiente, sobretudo aos jovens das escolas do concelho\", que vão visitar a feira e a quem será distribuída uma banda desenhada sobre esta matéria.

Entre os 80 expositores do Norte de Portugal e das regiões vizinhas espanholas encontram-se criadores de espécies cinegéticas que vão expor alguns exemplares vivos.



PARTILHAR:

Com subsídio

Autarcas não aceitam cortes no investimento