O espaço onde está instalada a Biblioteca Municipal de Bragança é reduzido. Uma situação que por vezes compromete a aquisição de mais material e a realização de algumas iniciativas culturais. Mesmo assim, a biblioteca tem preenchido muitas vezes as necessidades de estudantes, professores e investigadores. Em Abril do próximo ano, quando o novo edifício estiver concluído, os serviços prestados vão ser ainda mais.

Em Bragança ainda há muita gente que \"não tem o hábito de ler, nem está acostumada a sair de casa para ver uma exposição\". Uma situação que, do ponto de vista da vereadora da Cultura da cidade, Isabel Lopes, e da responsável pela Biblioteca Municipal local, Maria do Céu, é preciso \"superar\".

Segundo a bibliotecária, \"tudo passa pela formação cultural de um povo. A formação, o interesse para a cultura e o incentivo à leitura devem ser despertados desde tenra idade, nas escolas\". Relativamente à formação e à diferença dos hábitos culturais das pessoas, Maria do Céu dá mesmo o exemplo de um casal de Inglaterra que veio viver para uma das aldeias do Parque Natural de Montesinho: \"a primeira coisa que fizeram foi inscrever-se na biblioteca\".

Por sua vez, a vereadora da Cultura garante que \"é uma ambição da autarquia vir a desenvolver várias iniciativas que tenham a capacidade de atrair o interesse da população em geral e dos jovens e idosos em particular\". Nesse sentido, a nova Biblioteca Municipal, que será na futura Casa da Cultura de Bragança, irá desempenhar um papel \"fundamental\". Para além da biblioteca, este novo edifício, que se espera que esteja concluído em Abril do próximo ano, irá também albergar um conservatório de música e uma sala permanente de exposições.

\"Tendo um espaço atractivo, vamos tentar inverter a situação de desinteresse das pessoas. Queremos oferecer coisas novas e diferentes e nunca a autarquia fez um investimento tão grande a nível cultural\", sublinha Isabel Lopes.

A actual biblioteca, situada no edifício do Auditório Paulo Quintela, sofre de um problema que está relacionado com a falta de espaço. Falta espaço para a apresentação de algumas iniciativas, como por exemplo concertos e peças de teatro, falta espaço até para \"arrumar\" mais livros. \"Não vamos investir em material se não temos onde o colocar\", argumenta a vereadora da Cultura. A responsável acrescenta ainda que a actual biblioteca está numa fase de \"transição\" e que, \"quando existir o novo espaço, vão ser adquiridas mais publicações\".

No entanto, mesmo com estas insuficiências, a actual biblioteca, que conta com cerca de 1.500 sócios, tem \"suprido\" muitas necessidades da comunidade de alunos, investigadores e até dos professores do Instituto Politécnico de Bragança, através do empréstimo inter-bibliotecário. \"Temos poucas coisas, mas temos sempre afecto e atenção para com as pessoas que procuram os nossos serviços\", assegura a responsável da biblioteca. A curto prazo, esta entidade vai começar a passar filmes para atrair e entreter os jovens e os idosos.



PARTILHAR:

A vida volta ao normal

«Valorizar a zona histórica da cidade»