A nova Região de Turismo poderá denominar-se de Douro, Trás os Montes e Tâmega.
A tão falada reestruturação nas Regiões de Turismo está já a ser planeada, prevendo-se que neste ano de 2007 as novas estruturas possam estar criadas.
Douro, Trás os Montes e Tâmega poderá ser a designação desta nova estrutura, que vai englobar as Regiões de Turismo do interior Norte. Um desígnio do Governo que os presidentes das Regiões de Turismo estão a aceitar com naturalidade.
O presidente da Região de Turismo da Serra do Marão considera que esta junção de sinergias vai ser fundamental para o desenvolvimento turístico do interior Norte. Armando Miro refere também que está ultrapassada a divergência relativamente à designação desta nova estrutura.
Para o presidente da Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, António Mota, o processo de reorganização das regiões de turismo, vai traduzir-se num maior dinamismo e no aumento de massa crítica.
Ao que tudo indica esta nova Região vai abranger 52 municípios deste Miranda do Douro até Castelo de Paiva, de Bragança a Montalegre, mas segundo António Mota, o território ainda poderá ser modificado, uma vez que não é consensual, tendo aparecido uma posição contrária, nomeadamente da Associação de Municípios Portugueses que tem uma outra visão estratégia.
Para António Mota o mais importante do que definir territórios é promover os produtos turísticos, passando também pela promoção internacional.
A nova reorganização prevê a existência de uma sede e de várias delegações. Armando Miro presidente da Região de Turismo da Serra do Marão diz que não está preocupado com essa matéria, mas acrescenta que na sua perspectiva a sede deveria ser em Vila Real, pela sua centralidade, com as delegações nas cidades de Bragança, Chaves e Lamego.
Já António Mota presidente da Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso considera que a escolha da sede da Agência ou Região, deverá ser do critério da Comissão Instaladora, mas deixa transparecer a sua preferência por Chaves.
A designação da nova estrutura que vai englobar as regiões de turismo do Nordeste Transmontano, Douro Sul, Serra do Marão, Alto Tâmega e Barroso e Caldas do Moledo, parece que está a ser consensual, o maior problema poderá residir depois na escolha do local para a sede e para as delegações