O distrito de Vila Real prepara-se para a época de incêndios colocando no terreno 17 equipas de bombeiros para primeira intervenção que, através de um projecto pioneiro, vão dispor de um sistema GPS para localizar os veículos.

Carlos Silva, comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, disse que é a mancha florestal do Vale do Tâmega, constituída por pinheiro bravo, que representa \"maior risco de incêndio\" e, por isso, será nesta área que estarão concentrados mais meios.

O único meio aéreo de que o distrito vai dispor na fase Bravo de combate aos fogos, a partir de 15 de Maio, estará estacionado em Vidago, para cobrir a área florestal que abrange os concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Mondim de Basto.

Comparativamente com o ano passado, Vila Real perde, nesta fase, um meio aéreo porque, segundo Carlos Silva, se verificou que a produtividade do avião ligeiro \"era baixa\", só fazendo sentido complementar este meio com outro avião ligeiro.

A partir do dia 15 deste mês, o distrito de Vila Real dispõe de 17 grupos de bombeiros para primeira intervenção, com um total de 96 elementos e 22 viaturas.



PARTILHAR:

STUB acumulam prejuízos

Primeira do distrito