Maior nitidez nos detalhes e uma menor exposição à radiação do que a radiografia convencional são somente algumas das caraterísticas do novo equipamento adquirido pelo CHTMAD.

 

Foi instalado na Unidade Hospitalar de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) um sistema completo de radiologia digital direto para exames gerais e específicos em radiologia humana.

A aquisição deste novo equipamento, que veio substituir um equipamento de radiologia convencional incluiu, também, obras de adaptação da sala para o bom funcionamento dos equipamentos e cumprimento da legislação relativamente à proteção radiológica.

Com um investimento de 125 mil euros em equipamento e obras, a alteração para este novo sistema teve como objetivos, não só acompanhar a evolução dos processamentos radiológicos como, sobretudo, alcançar uma maior rapidez, eficiência e qualidade nos cuidados de saúde prestados à população servida pelo CHTMAD.

Entre as vantagens, destaca-se uma maior nitidez aos detalhes, contraste e diferenciação de densidades e uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional reduzindo, assim, os riscos do exame para o paciente e tornando o meio de trabalho mais seguro para o profissional.

Para além destes benefícios e como a imagem é imediatamente produzida no computador, o paciente pode ser rapidamente encaminhado para o médico radiologista, adicionando, significativamente, uma maior rapidez e eficiência, quer no cuidado, quer no tratamento. A qualidade do seu Sistema Digital de Arquivamento e Comunicação (PACS) integrado no Radiology Information System (RIS), resulta numa maior produtividade, economizando tempo de processamento e transporte dos resultados.

De salientar, ainda, que este novo sistema não necessita de uso de filmes e substâncias poluentes, o que torna a radiologia digital muito mais sustentável.

 



PARTILHAR:

Vinhais acolhe mostra artística de Miguel Moreira e Silva

Casa de Mateus recebeu desde janeiro mais de 100.000 visitantes