A constituição de um clube de caminheiros em Chaves, como forma de organização de todos aqueles que têm em comum o gosto pelo exercício de caminhar, foi uma das conclusões de uma reunião sobre esta temática que teve lugar no passado sábado, no auditório municipal. A iniciativa partiu do professor de educação física e colaborador do Semanário TRANSMONTANO Vinhais Guedes, tendo em conta o número cada vez maior de pessoas que, principalmente à noite, andam pelas artérias da cidade.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, João Batista, que se congratulou por este \"hábito saudável, que muito pode contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas\", estar já implantado na população. Depois, foi projectado o filme \"pela sua saúde, mexa-se\", seguindo-se uma exposição das médicas Rosa Crespo e Rosa Ribeiro, que reforçaram a importância do exercício de caminhar numa altura em que a vida das pessoas se torna cada vez mais sedentária.

Por sua vez, o professor Vinhais Guedes explicou alguns princípios que devem ser respeitados quando se caminha, nomeadamente no que diz respeito à recuperação do esforço, ao equipamento utilizado (calçado) e à própria segurança, tanto mais que, na opinião do professor, os percursos actualmente utilizados comportam alguns riscos que devem merecer cuidados acrescidos.

Numa segunda fase do encontro, as cerca 50 pessoas presentes decidiram-se pela constituição de um clube de caminheiros e nomearam de imediato a comissão que vai ficar responsável por dinamizar a ideia e preparar a eleição dos futuros corpos gerentes da organização. António Luís Fernandes, António José Branco e João Pinto Freitas foram os três elementos escolhidos para levar a cabo esta tarefa. A próxima reunião para discutir mais pormenores sobre o assunto terá lugar já no próximo dia 5 de Junho.

Para João Batista, o clube poderá vir a ser um interlocutor junto da Câmara, principalmente em projectos futuros previstos no âmbito no programa Polis, que inclui vários percursos pedonais.

Os participantes aproveitaram a presença do presidente da Câmara para manifestarem o interesse de, no futuro, a antiga linha de caminho-de-ferro poder vir a ser utilizada como percurso pedonal. João Batista mostrou-se receptivo à sugestão e admitiu que essa ideia se possa vir a concretizar.



PARTILHAR:

Novo sistema de controlo de visitantes

Sindicato de Professores do Norte reconhece: