Esta doença tem vindo a afectar milhares de pessoas em todo o mundo e é considerada \"a epidemia do século\", tanto deste como do anterior.

No entanto, foi já na passada terça-feira que se realizaram, em Vila Real, as primeiras Jornadas de Mobilização da Comunidade na Luta Contra a Sida. O presidente da Federação Portuguesa da Comunidade contra a Sida (FPCCSIDA), Machado Caetano, reconhece que \"há ainda muito a fazer na área da prevenção\". Segundo ele, \"a educação cívica terá de ser feita a partir da primeira infância e não apenas na adolescência, sendo essencial ensinar aos jovens que têm de ter auto-estima e respeitar os outros\". Mas, na sua opinião, será também \"necessário\" que haja \"uma aliança entre Governo e sociedade civil na ajuda aos jovens\".

Machado Caetano explica que a FPCCSIDA tem andado no terreno a tentar envolver as câmaras do país no projecto de combate à sida. \"Estamos a tempo de movimentar toda a comunidade para pegar nos jovens que ainda não estão infectados e ensinar-lhes a defenderem-se\", afirma Machado Caetano, que defende o lema \"educar e prevenir\".

Rosa Ribeiro, médica no Hospital de Chaves e técnica da Comissão Distrital de Luta Contra a Sida, apresentou alguns números relativos a esta doença. Segundo a técnica, no ano de 2000, no distrito de Bragança, registaram-se 65 casos de infecção com o vírus HIV, o que dá cerca de 42 casos por 100 mil habitantes. No distrito de Vila Real, no mesmo ano, registaram-se 80 casos, cerca de 24 por 100 mil habitantes. E este número aumentou dois anos depois, quando se contabilizaram 99 casos de infectados com o vírus. No entanto, a clínica acredita que o número real de casos seja \"quatro vezes mais elevado\". Por isso, salientou que \"é necessário um trabalho de equipa no âmbito da educação, formação e informação aos jovens\", pois \"só assim se poderá combater este mal\".

Em Vila Real existe um Centro Anónimo de Diagnóstico, na rua Gonçalo Cristóvão, onde as pessoas podem fazer um teste e saber se estão ou não infectadas. Trata-se de um serviço anónimo que, até ao passado dia um, já atendeu cerca de 40 pessoas, tendo todas elas recebido um resultado negativo.

No Dia Mundial de Luta Contra a Sida a FPCCSIDA vai informar as pessoas e chamar a atenção para este problema. Esta iniciativa contará com a colaboração dos motards da cidade, os \"Tesos do Marão\", que irão distribuir panfletos informativos sobre a doença e a sua prevenção. Para além disso, haverá animação de rua e acções de sensibilização nas escolas. A formação de pares nas escolas em Fevereiro do próximo ano e a intervenção da Comissão de Luta Contra a Sida em bares e discotecas são outras medidas previstas.



PARTILHAR:

Novo elenco directivo da Aliança dos Clubes

Concursos para a Câmara geram polémica