O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, disse hoje que durante os primeiros dois anos de mandato foram investidos 17 milhões de euros no concelho e criados 150 novos postos de trabalho.

O socialista Nuno Vaz, que assumiu a autarquia do distrito de Vila Real em outubro de 2017, destacou o número de empresas que decidiram instalar em Chaves o seu negócio desde então, considerando que a criação de “confiança e compromisso” por parte do executivo foram elementos fundamentais para atrair os investidores.

Segundo os números divulgados pela autarquia, durante o roteiro promovido hoje para assinalar os dois anos de mandato, foram já garantidos cerca de 150 postos de trabalho, num investimento de 17 milhões de euros.

Estão ainda conquistados mais 446 postos de trabalho e perto de 30 milhões de euros de investimento até ao final do mandato, em 2021.

“Há um conjunto significativo de empresas em processo de elaboração de projeto e que vão instalar-se. Durante a campanha falamos que até ao final do mandato iríamos ter 500 novos postos de trabalho e continuamos a manter essa promessa, pois temos a confiança de que os compromissos assumidos com os empresários vão cumprir-se”, destacou.

Para o autarca, a região encontra-se numa “zona privilegiada” para captar investimento, seja nacional ou internacional, pela proximidade com Espanha, ou pelas acessibilidades existentes, sejam de autoestradas, ou proximidades com portos ou aeroportos.

“Havia a necessidade de fazer alguma coisa que não estava a ser feita, pois a parte empresarial não estava a ter a atração de empresas. Faltava mobilizar e criar confiança suficiente para que as empresas acreditassem em Chaves”, explicou.

O roteiro foi dedicado a visitas a empresas que se instalaram e já se encontram em produção, ou que estão prestes a instalar-se em Chaves. No contacto com os investidores, estes realçaram a proximidade e a facilidade em resolver problemas burocráticos.

Segundo Nuno Vaz, a satisfação dos empresários pode também levar a que outros investidores sejam influenciados.

“O tempo dos serviços públicos não é o mesmo dos privados e procuramos reduzir esse tempo. Tudo é feito para que todas as propostas sejam estudadas, encaminhadas e sejam encontradas soluções”, realçou o autarca.

O líder do executivo de Chaves lembra que este crescimento é também importante para a região do Alto Tâmega, que deve criar condições para que as pessoas que queriam viver naquele concelho "o possam fazer”.

Além do setor industrial, a visita contemplou ainda a vertente educacional, com a passagem pelo Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, pela Escola Superior de Enfermagem do Alto Tâmega, da Cruz Vermelha Portuguesa, e pelas novas instalações do Instituto Politécnico de Bragança.

As obras de requalificação do Jardim do Bacalhau e da Escola Secundária Fernão de Magalhães, no centro da cidade, ou a nova creche na vila termal de Vidago foram outros pontos de visita durante o dia.



PARTILHAR:

Metalome arranca em novembro com 25 trabalhadores

Maria do Céu Quintas quer consultas de pediatia duas vezes por mês