Os novos serviços de Alta Velocidade Espanhola em estreia a 17 de dezembro ligam Zamora a Madrid numa viagem diária de ida e volta com preços promocionais de 20 euros.
Preços promocionais de 20 euros até 7 de janeiro para a ligação Zamora – Madrid na nova linha do comboio de Alta Velocidade Espanhola (AVE). Esta conexão é feita com base numa viagem diária de ida e volta. Assim, um comboio partirá de manhã cedo da cidade de Zamora, pelas 7h50 ((hora portuguesa, +1h Espanha) para chegar à Estação de Chamartín, em Madrid, às 9h23, com uma paragem intermédia em Segovia às 8h57. Este trem circulará de segunda a domingo, mas no fim-de-semana o horário será diferente. Assim, sábado e domingo o comboio parte de Zamora às 8h45 para chegar a Madrid às 10h15. Diariamente, a viagem de volta estabelece-se com saída da Estação de Chamartín às 17h50 e chegada a Zamora às 19h23. Como se pode comprovar pelos horários, a viagem entre Zamora e Madrid é reduzida em 22 minutos, passando de um trajeto de duas horas a uma viagem com a duração de cerca de 1h30.
“Pela primeira vez, Zamora não será mais um lugar de passagem, mas sim um lugar de destino”, disse o presidente da RENFE, Pablo Vázquez, sublinhando a importância de Zamora se unir à rede de Alta Velocidade Espanhola. O responsável afirmou categoricamente que o AVE que chega à província zamorana disponibiliza os mesmos serviços, prestações e a mesma qualidade que se encontra no resto do país e reforça que os horários foram estabelecidos a pensar “única e exclusivamente” nos utilizadores finais do comboio de Alta Velocidade.
As novas ligações, uma de ida e outra de volta, somam-se à oferta atual existente entre Zamora e a capital de Espanha, Madrid. Assim sendo, os comboios que, hoje, entram em circulação não fazem mais do que incrementar a oferta de um meio de transporte que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos nos últimos anos.