Oito concorrentes portugueses foram premiados no XXVIII Concurso Día Internacional del Agricultor. A \\"Associação de Defesa de Agricultores de Monção (ADAM)\\", centrada no apoio ao desenvolvimento rural nesta região mediante apoio técnico e diversos serviços, recebeu o terceiro prémio em \\"Iniciativas locais de desenvolvimento rural\\"; enquanto que \\"Lagar, Cooperativa dos Olivicultores da Região de Izeda\\", de Bragança, ficou com o segundo em \\"Iniciativas de associativismo agrário\\" pela sua valorização dos produtos das explorações olivícolas da zona.

Na modalidade de \\"Agricultores relevantes em explorações agropecuárias\\" o agricultor de Terra de Bouro, Manuel José Correia Afonso dedicado à produção biológica e criação de bovinos de raça Barrosã, recebeu o máximo galardão; y en la de \\"Agricultores relevantes em explorações agrícolas ou florestais\\" o produtor de amêndoas e azeitonas Manuel Armindo Cristino (Bragança) ganhou o segundo prémio.

A \\"Quinta do Barracão da Vilariça\\" (Vilaflor, Mirandela), que tem como actividade a elaboração de azeite e queijos, criação de ovinos da raça churra da terra quente e o agroturismo, recebeu o primeiro prémio em \\"Agricultores relevantes em diversificação agrária\\". Por seu lado a \\"Casa Agrícola Algoa-Montenegro\\", de Vila Real (Valpaços), que se centra na produção de olival, vinho biológico, bovinos maroneses e porco bísaro, ficou com o segundo.

Em \\"Agricultores relevantes em actividades inovadoras\\" a associação \\"Moinhos da Tia Antonina\\" (Moimenta da Beira), que produz a sua própria energia, foi reconhecida com o segundo prémio em \\"Agricultores relevantes em actividades inovadoras\\". Enquanto à nova categoria \\"Iniciativas de produção, transformação e comercialização de produtos com indicativo de qualidade\\" a exploração de doces e compotas \\"Doces da Puri\\", de Carrazeda de Ansiães (Mirandela), alcançou o segundo prémio.

O Auditório da Feira Internacional de Galicia acolherá a entrega de galardões desta edição do \\"Concurso Día Internacional del Agricultor\\" a 13 de Junho, primeira jornada da XXX Feria Internacional Semana Verde de Galicia, entre outros, o grupo de música tradicional lusa Canto DŽAquí e a cantora Carmen Dor. No acto também se reconhecerão as antigas iniciativas já galardoadas cuja evolução seja merecedora de tal distinção.

Os méritos que valorizados pelo júri, integrado por técnicos das administrações regionais de Galicia, Asturias e Portugal, foram a promoção de iniciativas em zonas desfavorecidas e de especial dificuldade, a participação dos jovens nos projectos a sua presença no território, a conservação da cultura e do património histórico, o aproveitamento dos recursos regionais, as acções que favoreçam a qualidade das produções e serviços prestados, e a diversificação e introdução de actividades inovadoras.

Galardoados galegos e asturianos
Outras oito explorações da Galiza e cinco das Astúrias foram distinguidas nas diversas modalidades do certame, sendo assim possuidoras de premio 21 das 34 iniciativas que tinham sido pre-seleccionadas.



PARTILHAR:

Matilhas selvagens atacam

Passa pelo Nordeste