A diocese de Vila Real tem pronto um lar destinado a membros do clero no centro da cidade. No entanto, apesar de concluído e mobilado, o equipamento ainda não está a funcionar.

Ao que o JN conseguiu apurar junto do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS) de Vila Real, o edifício não cumpre as normas exigidas legalmente para funcionar como lar. \"Foi construído sem o conhecimento do Centro. Só fomos confrontados com o edifício quando já estava pronto\", garantiu, ao JN, o responsável pelo CDSS, Rui Santos, revelando que o equipamento \"não cumpre os despachos normativos que regulam a construção de lares\".

Rui Santos afasta, por isso, para já, qualquer hipótese de a Segurança Social vir a comparticipar o funcionamento do equipamento.

\"O caso ainda está em análise\", referiu, lembrando que, para ser licenciado como lar, terá que ser adequado às normais legais em vigor.

Embora não o tenha referido no ofício enviado às misericórdias e centros paroquiais para solicitar uma contribuição anual (ver texto de cima), tudo indica que a taxa pedida seria para a diocese pÎr em funcionamento o lar que ainda não o é por não cumprir as normas impostas por lei.

Ao que o JN também conseguiu apurar, o equipamento em causa terá sido construído com alguma sumptuosidade. \"Foi feito para faraós\", disse, ao JN, uma fonte que preferiu não ser identificada. Além disso, pelo menos para já, terão sido poucos os membros do clero a manifestar vontade em residir no local.



PARTILHAR:

Sabor Livre

Preservar urgências a todo o custo