Um golo solitário de André Luís garantiu este domingo a passagem do Desportivo de Chaves, da II Liga, aos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol após a vitória frente ao Belenenses SAD, da I Liga.

Depois de já ter eliminado o Boavista, também da I Liga, na ronda anterior, o conjunto de Trás-os-Montes afastou, novamente em casa, o Belenenses SAD graças a um golo de André Luís, aos 26 minutos, a passe de João Teixeira.

A equipa do principal escalão, apenas com uma mexida face à derrota no Sporting para o campeonato, entrou mais forte e nos primeiros cinco minutos criou duas situações, ambas por Licá, obrigando Igor a duas boas defesas.

Mais tarde, aos 33 minutos, Licá voltou a aparecer para servir André Sousa, mas o médio disparou ao lado já dentro da área.

Com um bloco baixo, os flavienses exploraram as transições rápidas e surpreenderam os lisboetas, com Batxi, pela primeira vez titular na equipa principal, a ganhar muitas vezes espaço pela direita, mas a definir mal o último passe.

Mais certeiro esteve o médio João Teixeira, que recuperou uma bola em pressão alta e serviu André Luís, com o avançado a finalizar, aos 26 minutos, o golo que viria a ser decisivo.

Insatisfeito com o rumo do encontro, o técnico Pedro Ribeiro lançou logo no reatar da partida os avançados Cassierra e Marco Matias, alterando a equipa para um declarado 4x4x2 e retirando a bola aos transmontanos, recuperando o controlo do encontro.

O Belenenses SAD passou a estar mais perto da baliza contrária, com Varela a aparecer mais no encontro, mas apenas Licá ficou perto do empate, aos 55 minutos, obrigando a Igor a mais uma boa intervenção.

Na reta final, com os visitantes à procura do empate, tentando por Varela e Tomás Ribeiro, a equipa de Chaves também podia ter feito o golo, mas Fatai e Gamboa falharam os remates em boa situação.

 

Jogo no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Belenenses SAD, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, André Luís, 26 minutos.

 

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Igor, Jean Filipe, Diego Galo, Medina, José Gomes, Jefferson (Costinha, 68), Gamboa, João Teixeira (Carlos David, 76), Fatai, Batxi e André Luís (Calasan, 90+1).

(Suplentes: Samu, Costinha, Carlos David, Calasan, João Paredes, Rafael Viegas e Platiny).

Treinador: José Mota.

- Belenenses SAD: André Moreira, Esgaio, Nuno Coelho, Tomás Ribeiro, Francisco Varela, Show, André Sousa (André Santos, 80), Robinho (Marco Matias, 46), Benny (Cassierra, 46), Varela e Licá.

(Suplentes: João Monteiro, Kikas, Hakim, André Santos, Cassierra, Sithole e Matias).

Treinador: Pedro Ribeiro.

 

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fatai (25), Francisco Varela (27), Nuno Coelho (32), Gamboa (61) e Show (77).

Assistência: 1349 espetadores.



PARTILHAR:

IV Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro

Militar da GNR ferido em atropelamento em Montalegre