O Rio Ave venceu hoje em casa ao Desportivo de Chaves, por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e subiu provisoriamente ao nono lugar, com os mesmos 27 pontos do Famalicão.
O avançado Fábio Ronaldo, aos 53 minutos, marcou o golo da formação vila-condense, que regressou às vitórias, depois da derrota no terreno do campeão FC Porto (1-0), e subiu ao nono lugar, ultrapassando o adversário de hoje, o Vizela, o Portimonense e o Boavista, que nesta jornada ainda vai receber o lanterna-vermelha Paços de Ferreira.
O Desportivo de Chaves somou a segunda derrota seguida, depois do desaire caseiro frente ao Sporting (3-2), e o terceiro jogo consecutivo sem ganhar, ‘caindo’ para o 12.º lugar, com 26 pontos.
I Liga / Rio Ave – Desportivo de Chaves (ficha)
O Rio Ave venceu hoje o Desportivo de Chaves por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Vila do Conde.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave – Desportivo de Chaves, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Fábio Ronaldo, 53 minutos.
- Rio Ave: Jhonatan, Josué Sá (Patrick William, 85), Aderllan Santos, Renato Pantalon, Costinha, Samaris (Amine, 74), Guga, João Graça, Fábio Ronaldo (Sávio, 74), Boateng (Hernâni, 85) e André Pereira (Ukra, 69).
(Suplentes: Magrão, Patrick William, Leonadro Ruiz, Amine, Miguel Baeza, Sávio Ukra, Hernâni e Paulo Vítor).
Treinador: Luís Freire.
- Desportivo de Chaves: Rodrigo Moura, Habib (Guima, 74), Steven Vitória, Carlos Ponck, Bruno Langa, João Mendes (Jô Batista, 83), João Pedro (Luther Singh, 75), Euller (Héctor Hernández, 61), João Teixeira, Abass Issah e Juninho (Benny, 83).
(Suplentes: Gonçalo Pinto, Nélson Monte, Luther Singh, Sandro Cruz, Guima, Hector Hernández, João Queirós, Benny e Jô Batista).
Treinador: Vítor Campelos.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Pereira (28), João Teixeira (34), Habib (34), Josué Sá (44), Carlos Ponk (44), Renato Pantalon (58), João Graça (79) e Ukra (87).
Assistência: cerca de 2.500 espetadores.
COMENTÁRIO: Rio Ave supera Desportivo de Chaves com golo desequilibrador de Fábio Ronaldo
O Rio Ave venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 1-0, em partida da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com um golo de Fábio Ronaldo, já no segundo tempo.
O jovem ala dos vila-condenses apontou o tento aos 53 minutos, desequilibrando uma partida entre dois rivais diretos na luta pela manutenção, na qual os transmontanos tiveram, globalmente, mais posse de bola, mas os locais criaram as mais evidentes situações de golo.
Com este resultado, o Rio Ave ultrapassa este adversário na classificação, subindo provisoriamente para um bem mais tranquilo nono lugar, com os mesmos 27 pontos do Famalicão, que é oitavo, e mais um do que o Desportivo de Chaves, que segue no 13.º posto, e com apenas uma vitória nos últimos nove jogos.
Sabendo da importância de pontuar para alcançar uma posição de maior conforto na tabela, as duas equipas protagonizaram, desde cedo, um jogo frenético, com muita luta no meio-campo e contra-ataques perigosos
Apesar de os transmontanos terem mais de posse de bola, as evidentes oportunidades de golo surgiam para o Rio Ave, com Guga, logo aos sete minutos, a deixar um aviso, num remate de recarga às malhas laterais, depois de uma primeira tentativa de Fábio Ronaldo.
Do outro lado, os visitantes rondaram mais vezes a baliza contrária, mas sentiram dificuldades na definição final e, até aos 20 minutos, o melhor que conseguiram foi um remate de Habib que guarda-redes local Jhonatan segurou.
No entanto, era nas saídas para o contra-ataque do Rio Ave que surgiam os lances de maior emoção da partida, com destaque para uma arrancada de Guga, finalizada com um remate que teve um desvio providencial de um adversário, e num centro remate de Fábio Ronaldo, que quase surpreendeu a defesa visitante.
O Desportivo de Chaves continuou com mais presença na área contrária, mas sem a suficiente objetividade na altura da finalização, o que fez com que o nulo prevalecesse até ao intervalo.
O tempo de descanso acabou por fazer melhor aos vila-condenses, que regressaram com um futebol mais dominador e objetivo, capitalizado em golo, logo aos 53 minutos.
Numa boa combinação com André Pereira, Fábio Ronaldo, que iniciou a jogada, surgiu com parca oposição frente a Rodrigo Moura e atirou para o 1-0.
Em vantagem, os vila-condenses entregaram a iniciativa da partida ao Desportivo de Chaves, que, apesar de colocar muita gente na área contrária, voltou a padecer das mesmas carências na concretização.
João Teixeira, já aos 69 minutos, tentou sacudir esse problema da equipa com um forte remate que causou calafrios aos vila-condenses, que só depois operarem as substituições conseguiram estancar as investidas do adversário.
Ainda assim, já na parte final, Jô Batista, aposta do técnico de Vítor Campelos para os derradeiros minutos, ainda teve uma boa chance para resgatar o empate, num cabeceamento bem executado, mas que Jhonatan defendeu, segurando o 1-0 .
Rio Ave – Desportivo de Chaves (declarações)
Declarações dos treinadores do Rio Ave, Luís Freire, e do Desportivo de Chaves, Vítor Campelos, no final da partida da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que os vila-condenses venceram por 1-0:
- Luís Freire (Treinador do Rio Ave)
: “Foi uma vitória justa, num jogo entre duas equipas que se conhecem bem, mas onde fomos mais perigosos. É certo que o Chaves teve mais bola no primeiro tempo, mas não conseguiu criar oportunidades, ao contrário de nós, que mesmo não sendo tão agressivos e competentes, tivemos duas ou três chances perigosas.
Na segunda parte, tivemos uma grande jogada de envolvência que resulto no golo, e o Chaves, a perder, começou a arriscar tentando um futebol mais direto, mas só me lembro de uma oportunidade do João Teixeira.
Acaba por ser uma vitória competente de uma equipa que soube defender e ter mais oportunidades do que o adversário.
[A manutenção] É um objetivo que queremos o mais rápido possível e estamos a algumas vitórias de o conseguir. Sabemos que as dificuldades vão continuar a aparecer. Conseguimos mais três pontos importantes, mas que ainda não resolvem nada.
[O Fábio Ronaldo] É um jogador que fomos lançando, que tem qualidade, e está-se a afirmar na equipa. Está a fazer o seu caminho, mas tem de continuar a trabalhar para corresponder ainda mais".
- Vítor Campelos (Treinador do Chaves):
“Ganhou quem marcou, e não ganhou quem teve superioridade durante o jogo. Tivemos mais posse de bola que o adversário, embora o Rio Ave tenha tido uma boa oportunidade na primeira parte.
Nessa fase inicial, devíamos ter definido melhor o último passe. Na segunda parte, a favor do vento, sabíamos que íamos estar por cima, foi o que aconteceu, mas sofremos um golo que não devíamos ter sofrido.
Depois, até ao final, foi sempre Chaves e até podíamos ter marcado. Controlámos o jogo de início ao fim, com a exceção do golo.
O João [Pedro], apesar de ser um jogador que chegou a meio da época, esteve sempre a treinar e que já conhecemos. Sabe o queremos e tem correspondido. É um jogador que tem qualidade na saída de bola, é inteligente, posiciona-se bem e é um jogador que encaixa bem na nossa forma de jogar. Veio para ajudar".