O Emigrante/Mundo Português está a organizar o Encontro Mundial de Jovens Luso-descendentes & Friends. Uma iniciativa que pretende trazer jovens de todo o mundo para conhecerem Portugal nas suas várias vertentes. O programa já começou a ser delineado...
A grande aventura inicia-se logo à chegada a Lisboa. A adrenalina começa a subir com a partida para Tancos, ali bem pertinho de Constância terra Natal de Camões.
O objectivo é ir encontrar à BRIGADA DE REACÇÃO RÁPIDA, uma das unidades de elite do exército português, cuja competência no desempenho, é hoje reconhecida em todo o mundo.
Depois do almoço começam as actividades para todos ficarem a saber como se preparam estas tropas especiais, tomando contacto com a sua filosofia de vida e acção de homens que têm permanentemente de estar a postos.
Vai começar a emoção com a subida à Torre Francesa e Americana onde os paraquedistas trabalham diariamente a forma física e a coragem. Tu vais ser um deles ao longo destes dias...
Ainda no âmbito desta visita a Tancos haverá visitas de carácter cultural à região centro, com natural destaque para o Castelo de Almourol e para uma visita ao riquíssimo Convento de Cristo em Tomar. Nesta cidade haverá também uma churrascada segundo a boa tradição do Regimento de Infantaria 15
DE ALFAMA AO ROSSIO. Alfama é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. assemelha-se a uma antiga aldeia na qual as pessoas se conhecem umas às outras e se cumprimentam diariamente. A descida até ao Rossio é um encanto único através do casario de ruas íngremes e tortas que dão testemunho da Lisboa antiga, anterior ao terramoto (1755).
Depois chega-se finalmente ao ROSSIO uma das praças mais bonitas de Lisboa. Apesar de ter sido recentemente renovado, não perdeu a sua atmosfera especial... Sinta-a no Teatro Nacional D. Maria II, onde muitas peças foram, e são, representadas e vistas por reis e rainhas, nas fontes que no início de Outubro baptizam os caloiros acabadinhos de entrar na universidade, nos cafés em tempos idos frequentados por personalidades como o poeta José Maria Barbosa du Bocage que não dispensava uma ida ao Nicola. Sentir o Rossio é sentir uma grande grande parte da Lisboa tradicional.
Construída no local onde se encontrava uma antiga Mesquita, A SÉ DE LISBOA foi dedicada ao primeiro Bispo de Lisboa, o Cruzado inglês Gilbert de Hastings. Os três terramotos que a devastaram no século XV, bem como de 1755, foram bastante inclementes para com a Matriz de Lisboa, dedicada a Santa Maria Maior, que sofreu danos sérios e foi sendo renovada ao longo dos séculos. O primeiro impulso edificador da Sé de Lisboa deu-se entre 1147, data da Reconquista da cidade, e os primeiros anos do século XIII,
Nos séculos seguintes deram-se as transformações mais marcantes, com a construção da Capela de Bartolomeu Joanes, do lado Norte da entrada principal, o claustro dionisino, que apesar da sua planta irregular se inclui na tipologia de claustros góticos portugueses e, especialmente, a nova cabeceira com deambulatório, mandada construir por D. Afonso IV para seu panteão familiar.
A TAP Manutenção e Engenharia é a organização de manutenção da TAP Portugal, tem a sua base principal em Lisboa e emprega cerca de 1950 técnicos adequadamente treinados e qualificados para prestar serviços de manutenção e engenharia em aviões, motores e componentes, com uma qualidade internacionalmente reconhecida, num mercado extremamente exigente onde a segurança é um factor primordial. A TAP Manutenção e Engenharia está devidamente certificada por várias Autoridades Aeronáuticas, entre as quais a Norte Americana FAA e a Europeia EASA.
A AVENIDA DA LIBERDADE, é considerada um dos lugares mais elegantes da cidade de Lisboa, e onde se concentram as lojas de moda de estilistas de renome internacional.
Após o terramoto de 1755, foi este o local eleito pelo Marquês de Pombal (Ministro do Rei D. José I na altura do terramoto, que estabeleceu todo o plano urbano, reconstrutivo e reorganizativo da cidade) para favorecer a classe que muito cooperou para o seu plano urbanístico, criando neste espaço, o então chamado “Passeio Público”, rodeado por muros e portões por onde só passavam os membros da alta sociedade, com inspiração nítida nos Champs Elysée em Paris.
O CASTELO DE S. JORGE foi ao longo dos séculos a principal praça de defesa da cidade, sobretudo da invasões dos piratas pelo rio Tejo. Construído num promontório sobranceiro à cidade, domina de forma especial Lisboa e o Tejo. Por aqui passaram muitos séculos e épocas históricas diferentes, mas sem dúvida que foi D. Afonso Henriques com a reconquista de Lisboa aos Mouros que lhe viria a dar a aura de romantismo que conserva ainda nas suas muralhas, em especial na porta de Martim Moniz...
A fábrica dos PASTEIS DE BELÉM é hoje uma instituição nacional que fabrica 18.000 pastéis de nata por dia e tem uma história bem engraçada. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda numa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”. Em 1837, inicia-se o fabrico dos “Pastéis de Belém”, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do convento. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”. Um segredo que vamos descobrir...
O PALÁCIO DE BELÉM E O MUSEU DA PRESIDÊNCIA, Outrora palácio de reis, é hoje monumento nacional e sede da Presidência da República Portuguesa. Chamado “das leoneiras” no século XVIII, parece ter como emblema o leão - símbolo solar que alia a Sabedoria ao Poder. Uma bandeira de cor verde com o escudo nacional - o estandarte presidencial - é hasteada no palácio indicando a presença do Presidente em Belém.
A entrada no palácio faz-se pela rampa do Pátio dos Bichos. Por aqui entram os convidados do Presidente da República e visitas oficiais. No lado esquerdo da subida está o antigo Pátio das Equipagens, onde antes se encontravam as cavalariças e depósitos de coches e arreios. Actualmente estas instalações acolhem o Museu da Presidência da República. A rampa termina no Pátio dos Bichos.
No Museu da Presidência pode apreciar-se a tão famosa galeria dos presidentes e a exposição ENCONTRO DE ESTADOS que evoca as relações entre Portugal e os Estados soberanos desde a implantação da República atè à actualidade. Esta exposição temporária permite ver o posicionamento de Portugal através das suas alianças e conquistas estratégicas, e relacionamento diplomático com outros países.
A COLECÇÃO BERARDO, Instalada no Centro Cultural de Belém a Colecção Berardo é reconhecida no panorama internacional como uma colecção de arte de grande significado que, além de certos núcleos de excelência, permite acompanhar os principais movimentos artísticos do sec. XX.
Representa mais de 70 correntes artísticas e evidencia o forte pendor museológico e didáctico desta colecção. Fonte inesgotável de criatividade e de possibilidades de inovação, não só pela riqueza dos seus conteúdos, mas também pela constante aquisição de novas obras, a colecção possibilita diversas e actualizadas leituras da arte contemporânea.
O PARLAMENTO de Portugal é constituído por uma única Câmara, designada Assembleia da República. Sendo um dos órgãos de soberania consagrados na Constituição, para além do Presidente da República, do Governo e dos Tribunais, é, nos termos da lei fundamental, “a assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses”. A Constituição, o Regimento e o Estatuto dos Deputados definem as competências e as regras de funcionamento da Assembleia da República e os direitos e deveres dos seus Membros, garantindo as relações de separação de poderes e interdependências relativamente aos outros órgãos.