A Câmara de Boticas entrega sexta-feira um subsídio individual de 500 euros a uma vintena de bebés, uma iniciativa hoje anunciada pela autarquia e que se insere no programa de incentivo à natalidade «Enxoval do Bebé».

O \"Enxoval do Bebé\" foi instituído pela autarquia em Janeiro de 2009, mas com efeitos retroactivos a Janeiro de 2008.

Os primeiros subsídio, de 500 euros a cada bebé que nasça no concelho, serão entregues sexta-feira.

Segundo a autarquia, o número de beneficiários deste apoio financeiro ascende já a duas dezenas.

Para receber o apoio, as mães têm que ser residentes e recenseadas no concelho de Boticas há mais de um ano.

As candidaturas devem ser apresentadas no serviço de atendimento do município até 60 dias úteis contados da data de nascimento da criança.

O presidente da autarquia, Fernando Campos, referiu que \"estes incentivos, por si só, não chegam para aumentar a natalidade do concelho e inverter a tendência de envelhecimento da população registada nos últimos anos\".

No entanto, acrescentou que representam \"um forte contributo para atenuar os pesados encargos e despesas dos agregados familiares do concelho, sendo, em alguns casos, determinantes para que as crianças possam ter alguma qualidade de vida\".

Desde 2005, que a câmara de Boticas atribuiu ainda um conjunto de incentivos financeiros aos nascimentos, que passam por uma prestação pecuniária mensal para frequência de creches, infantários ou outros estabelecimentos do género, e ainda para aquisição de géneros considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança.

Em média, a autarquia paga 35 euros mensais por cada criança, entre os cinco meses de idade e os três anos.

No total, foram já mais de uma centena as crianças beneficiárias deste incentivo, o que se representa cerca 150 mil euros pagos pela autarquia.



PARTILHAR:

700 famílias em lista de espera

Aconteceu há quatro anos