O município de Miranda do Douro vai promover no dia 19 um desfile de pessoas ostentando a tradicional Capa de Honras Mirandesa, uma iniciativa que a autarquia pretende transformar na "maior" de sempre no género.

"A Capa de Honras é um ícone da identidade mirandesa e, por esse motivo, apelamos aos proprietários para trazerem as suas capas para fazermos, em conjunto, o maior desfile de sempre, onde esta peça de vestuários será o principal motivo de atração", disse à Lusa o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

A capa é feita de pura lã de ovelha (burel) e requer um trabalho minucioso por parte de quem a confeciona, devido à sua complexidade. Segundo os artesãos que ainda a fabricam, o seu preço pode ir além dos 600 euros.

Atualmente, é apenas utilizada em cerimónias protocolares ou atos de importância relevante. No entanto, é usual oferecer uma capa de honras as pessoas distintas que visitam o município de Miranda do Douro.

O desfile do dia 19, disse o presidente da Câmara, está enquadrado numa cerimónia de "Exaltação da Capa de Honras Mirandeses" e vai contar ainda com a participação de pessoas ostentando capas representativas dos territórios de Aliste e Zamora, em Espanha.

"O objetivo da iniciativa é também preservar e recuperar este património, associando-o também às regiões espanholas de Aliste e Zamora e, ao mesmo tempo, perceber o número de capas de Honra existentes no território", declarou o autarca Artur Nunes.

O número de capas de honras mirandesa "é indeterminado". No entanto, ao longo dos tempos "muitos exemplares foram feitos" e transitaram de geração em geração, assumindo-se como um valor familiar de relevante importância.

Para o investigador António Rodrigues Mourinho, a capa de honras mirandesa tem origem na região espanhola de Leão.

"A sua origem remontará aos séculos nove ou 10, portanto medieval, tendo origem na 'capa de chiba', que traduzido do espanhol para português quer dizer 'capa de cabra'", indicou.

Segundo o estudioso, apesar de se pensar que esta peça 'sui generis' ser de origem "medieval", só há dois documentos conhecidos [até agora] que referem este tipo de capa e são datados de 1819 e um outro de 1828.

Outras da teorias defendidas é que a capa de honra mirandesa poderá ter surgido da capa pluvial de Arperjes, usada nos mosteiros das Terras de Leão (Espanha).
Lusa



PARTILHAR:

Empreiteiro fica em prisão preventiva

Garagens assaltadas e dois veículos roubados