O presidente da Câmara de Murça solicitou hoje ao Ministério da Agricultura ajuda para a sulfatação foliar com cálcio para a preservação futura dos pomares e vinhas destruídas pela queda de granizo na freguesia de Jou.

O socialista João Teixeira Feernandes considera «urgente» avançar com medidas para «tentar preservar» os pomares e vinhas destruídas, sábado, com a queda de granizo e que afectou dezenas de agricultores daquela freguesia.

O autarca já solicitou ajuda ao Ministério da Agricultura para a sulfatação foliar, através da aplicação de cálcio, o que, na sua opinião, terá que ser feito entre terça e quarta-feira.

Também o vice-presidente da autarquia, José Maria Costa, referiu que a queda de água e granizo, durante cerca de hora e meia ao final da tarde de sábado, provocou «grandes prejuízos» um pouco por toda a freguesia de Jou.

«Grande parte» da produção de cereja, maçã, castanha, batata, cereais, produtos hortícolas e vinha desta região ficou «praticamente destruída», disse.

Hoje, cinco técnicos da Direcção de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro vão avaliar os estragos causados pelo mau tempo para determinar, com exactidão, a área afectada.

No entanto, na região fala-se entre os 200 a 300 hectares de área agrícola destruída.

Refira-se que, a 07 de Junho de 2004, a queda de granizo nas localidades de Porrais e Sobreira, também no concelho de Murça, provocou prejuízos em vários hectares de vinha e olival de 450 agricultores.

No dia seguinte, o então ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, visitou estas localidades para avaliar os estragos e, a 09 de Junho, o Conselho de Ministros aprovou a disponibilização de uma quantia até um milhão de euros para pequenos agricultores do concelho de Murça afectados pelo mau tempo.

Mais de um ano depois, os agricultores receberam as compensações - cerca de 600 euros por hectare de vinha.

João Teixeira Fernandes considera que o Governo deve «olhar com atenção» para estes agricultores que «viram o seu ganha pão destruído» apelando a uma «protecção» para os afectados.



PARTILHAR:

Ajuda imediata para Jou

Freguesia de Chãs