O Ministro da Agricultura manifestou-se indignado com as críticas que têm sido feitas ao processo de constituição da direcção do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).
Sevinate Pinto considerou, durante a tomada de posse da direcção do novo instituto, "infundadas" as acusações relacionadas com a falta de transparência do Ministério da Agricultura na escolha do Presidente do IVDP.
Sevinate Pinto disse ter pedido indicações às várias empresas relacionadas com esta área sobre quem devia ser o Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
O presidente do IVDP é Jorge Costa Monteiro, engenheiro electrotécnico que era desde 1996 vice- presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte e coordenador do PRODOURO (programa de desenvolvimento do Douro).
O IVDP resulta da fusão do Instituto do Vinho do Porto (IVP) com a Comissão Interprofissional da Região Demarcada do Douro (CIRDD).
Relativamente à outra crítica que se baseava no facto de a tomada de posse não se realizar no Porto ou na Régua, local da futura sede do IVDP, Sevinate Pinto respondeu com a falta de disponibilidade.
A direcção IVDP foi nomeada pelo Governo a 20 de Janeiro, após consulta às associações profissionais representativas da produção e do comércio, com assento no conselho interprofissional do instituto.