Foi inaugurada no dia 29 de Novembro no Museu Abade de Baçal em Bragança a exposição "O rosto, máscara intemporal", de Balbina Mendes, integrada na Bienal da Máscara – Mascararte.

Trata-se de uma exposição surpreendente, pois a Pintora representa com mestria rostos e imagens da região, aplicando por cima um acrílico onde desenha uma máscara que transforma pintura fazendo mudar a nossa visão sobre essa pessoa. Esta técnica dá vida aos retratos a óleo, fazendo o visitante percorrer a exposição experimentando vários lugares para sentir o diálogo que ela nos transmite, que nos faz lembrar crianças a brincar com as imagens chinesas.

Esta nova exposição de Balbina Mendes, autor transmontana, merece bem uma visita demorada para nos deixarmos levar pelos rostos, de alguns bem conhecidos, como Berta Nunes ou Abade Baçal e terminando na fantástica pintura “ordem e caos” que nos intima à descoberta das figuras puxando o observador num jogo da imagem.

A série de pinturas “O Rosto e a Máscara” surge na sequência das séries “Máscaras Rituais do Douro e Trás-os-Montes” e “Máscaras Mitos e Ritos”, cuja raiz assenta numa herança cultural - os rituais de inverno com máscaras - do nordeste transmontano, de onde sou oriunda. Mantendo-se o fascínio pela máscara, procurou-se a partir de um referente milenar, uma interpretação contemporânea, marcando assim o confronto entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade, diz Balbina Mendes.

A exposição de pintura de Balbina Mendes está patente ao público, desde 29 de novembro até 1 de março de 2020, no Museu do Abade de Baçal, em Bragança.

No âmbito desta exposição, realizar-se-á um debate sobre a temática da máscara, no dia 4 de dezembro, a partir das 17h00 um debate a não perder em roda do tema da exposição, com a presença da artista, bem como de António Tiza, Filipe Rodrigues, Helena Gil e Nassalete Miranda.

 Balbina Mendes nasceu em Malhadas, Miranda do Douro, no interior norte de Portugal.

Desde muito nova sentiu o chamamento da Pintura que, ao longo dos anos, foi cultivando a par do ensino. Em 1989 fez, no Porto, a sua primeira exposição pública – e o êxito de imediato alcançado encaminhou, definitivamente, uma vocação.

De então para cá, largas dezenas de exposições em Portugal, Espanha, Bélgica e Estados Unidos da América consolidaram-na e projetaram-na, designadamente na área do Naturalismo.

Atualmente Balbina Mendes dedica-se em exclusivo à Pintura.

https://www.balbinamendes.com/obra/o-rosto-e-a-mascara?fbclid=IwAR3DLmyom-wvWYi4B5tcbUyqkcoF7oQtmYskniflEbHReyLxl7frYeOXlE0


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Detido e constituído arguido por caçar em zona proibida

XX Feira das Artes, Ofícios e Sabores