A Câmara Municipal de Bragança vai ajudar mais de uma centena de famílias carenciadas num dos bairros mais problemáticos da cidade a poupar energia.
De acordo com a Lusa, vão ser feitas obras de requalificação nos edifícios, que darão às famílias mais conforto, e ajudarão também na redução, quase para metade, na factura energética.
Segundo o vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro, o projecto foi já entregue à empresa responsável pela obra, com um investimento próximos dos 612 mil euros, financiados a 80 por cento por fundos comunitários.
A obra visa a «melhoria da eficiência energética no bairro social da Mãe d Água» e contempla novas caixilharias, substituição e isolamento das coberturas, isolamento das paredes exteriores com injecção de lã mineral, isolamento das caixas de estore e pintura da envolvente exterior.
A intervenção da Câmara abrange um total de 316 pessoas que residem nos 124 apartamentos do bairro, divididos por oito blocos construídos há mais de 30 anos.
Segundo o autarca, as condições de conforto já não são as recomendadas, e merecem uma «intervenção profunda», e as famílias «vão ter mais economia e as despesas vão ser menores».
Estima-se que as obras possibilitem uma redução de 52% do consumo energético, que corresponde a «uma diminuição nos gastos em cerca de 577 euros anuais por fracção», referiu Rui Caseiro. Para além disso acrescenta que as obras ajudarão «a alterar a imagem de bairro problemático».