Começam em Setembro as obras de construção do Centro de Interpretação Arqueológica da Vila Velha, uma empreitada orçada em cerca de 700 mil euros. O centro pretende funcionar como local de divulgação da memória histórica da Vila Velha.

As obras de construção do Centro de Interpretação Arqueológica da Vila Velha, local onde nasceu a cidade de Vila Real, arrancam em Setembro e representam um investimento de cerca de 700 mil euros, anunciou esta semana a autarquia.

A construção do Centro de Interpretação Arqueológica da Vila Velha estava inicialmente prevista no âmbito do programa Polis de Vila Real, no entanto, devido à falta de verbas, o projecto foi transferido para a autarquia.
Actualmente em fase de adjudicação, a obra deverá ter início em Setembro, com um prazo de execução de 18 meses, e representa um investimento de 700 mil euros, comparticipados em 60 por cento por fundos comunitários.

Segundo a fonte, o centro pretende funcionar como local de divulgação da memória histórica da Vila Velha, o núcleo embrionário de Vila Real, através de uma mostra museológica que vai combinar objectos arqueológicos, reproduções de documentos, gravuras, plantas e fotografias antigas. O objectivo é expor a história da Vila Velha, desde a ocupação pré-histórica até ao seu declínio e estado actual.

No decurso dos trabalhos de beneficiação e intervenção arqueológica desta área, realizados no âmbito do Polis, foram descobertas cerca de 300 mil peças, que datam desde a ocupação pré-histórica até aos dias de hoje. Os locais mais emblemáticos desta zona são a cerca gótica da vila, as várias portas da vila, a alcáçova e cisterna ou a estrutura medieval da igreja.

O edifício, com três pisos, vai ser construído de forma a que ele próprio constitua um itinerário. O primeiro piso terá espaços dedicados a trabalhos técnicos de arqueologia, onde será feita a análise laboratorial e o tratamento do espólio arqueológico e uma zona para a exposição pública. No segundo piso ficarão a entrada de público, a recepção, a biblioteca, espaço multimédia e uma outra sala de exposições.

-------------

Visitas ao Circuito

Entre outras valências, o edifício onde vai funcionar o Centro de Interpretação Arqueológica da Vila Velha contará ainda com um circuito de visitas pela zona onde nasceu a cidade de Vila Real, que proporcionará aos visitantes o contacto directo com vestígios conservados «in loco», designadamente a muralha ou as portas da vila.

Pedaços de história desde a pré-história até à actualidade que vão poder ser vistos ao perto e em pormenor pela população.



PARTILHAR:

Manter a animação

Reinvindicada nova ponte