As obras de construção da Estrutura de Acolhimento e Exposição da antiga Sé Catedral de Miranda do Douro estão paradas devido a um processo de insolvência da empresa de construção civil, confirmou hoje à Lusa fonte da DRCN.

"Estamos a envidar todos os esforços para retomar a obra em Miranda do Douro tão rapidamente quanto possível, embora a empreitada se encontre parada por motivos completamente alheios ao âmbito de ação da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)", explicou o presidente daquele organismo, António Ponte.

As obras do futuro centro de acolhimento a visitantes no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, foram anunciadas há cerca de um ano e meio, estando orçamentadas em 370 mil euros.

"Tem havido um contacto permanente com a empresa a que foi adjudicada a obra havendo a convicção de que será possível retomar os trabalhos a breve prazo", afirmou o responsável da DRCN.

O antigo Paço Episcopal fica situado nas traseiras da Sé Miranda do Douro tendo a sua construção começado em 1616.

A Estrutura de Acolhimento e Exposição da antiga Sé de Miranda do Douro está a ser instalada nas ruínas do Paço Episcopal e incluída na Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal.

"É um projeto que em muito vai contribuir para reforçar o apoio aos visitantes deste monumento", garantem os intervenientes no projeto.

Até final de setembro deste ano 62 mil pessoas já tinham visitado a Catedral de Miranda do Douro.

"Trata-se de um número que tem vindo a crescer nos últimos anos e que ultrapassa já o valor total registado em 2017, com 59 mil visitas", frisou António Ponte.

Para o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, o centro de acolhimento da Sé de Miranda do Douro será uma mais-valia em termos de património histórico visitável, o que só pode si vai aumentar "consideravelmente" o número de visitantes nos próximos anos.

"Espero que este equipamento esteja disponível na Páscoa de 2019, dado que era uma obra há muito anunciada e que esperamos ver concluída num período de meio ano", vincou o autarca socialista.

O programa da Rota das Catedrais do Norte de Portugal tem um investimento total de 2,5 milhões de euros e visa promover e consolidar o projeto nacional, iniciado em 2009, através de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, indica a DRCN.

A Rota das Catedrais a Norte de Portugal compreende intervenções infraestruturais de qualificação e valorização no património imóvel, móvel e integrado de sete catedrais da região Norte: Braga, Bragança, Lamego, Miranda do Douro, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

A coordenação e acompanhamento técnico é da competência da DRCN e a responsabilidade financeira é repartida entre as entidades eclesiásticas de acordo com a natureza da intervenção em cada sé catedral.

Foto: Rui Coelho



PARTILHAR:

GNR e bombeiros procuram homem desaparecido

O soldado Milhões conta a sua aventura à RTP