A reabilitação da Pousada de Juventude de Vila Real vai custar 850 mil euros e o espaço vai reabrir com 40 camas que vão servir para fins turísticos e também alojamento estudantil, divulgou hoje o município.
A Pousada de Juventude de Vila Real fechou em janeiro de 2012, conjuntamente com outras pousadas do país, uma medida anunciada como temporária pelo então Governo PSD/CDS-PP e justificada pelas condições deficientes dos edifícios.
O projeto final da reabilitação que vai permitir reabrir o espaço, em Vila Real, foi apresentado pelo secretário de Estado da Juventude ao município na terça-feira.
O investimento previsto é de cerca de 850 mil euros, que deverá ser concretizado ainda no decorrer deste ano e a pousada reabrirá com 40 camas.
O vice-presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, disse à agência Lusa que estas camas têm fins turísticos, mas podem também vir a ser utilizadas por estudantes.
Numa medida governamental, além da sua vertente de turismo direcionado para os jovens, as pousadas de juventude disponibilizam camas a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior para ajudar a colmatar a problemática do alojamento estudantil.
O espaço de alojamento terá a gestão da Movijovem.
Alexandre Favaios explicou que o projeto incluiu uma intervenção estrutural no edifício, nomeadamente ao nível das coberturas, já que um dos problemas do espaço estava relacionado com infiltrações.
Está prevista uma “remodelação profunda” do espaço dedicado ao alojamento, instalado no espaço superior, mas também obras de beneficiação no piso intermédio onde está localizado o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Existe ainda um piso inferior que poderá vir também a ser requalificado e albergar outras valências complementares e ligadas à área da juventude, que serão definidas com base num protocolo a celebrar entre o município, a Secretaria de Estado da Juventude, a Movijovem e o IPDJ.
Esta requalificação está inscrita no Orçamento do Estado para 2024.