O Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros (HDMC) pode vir a disponibilizar camas para descongestionar o Hospital Distrital de Bragança (HDB).

Com esta medida, a unidade macedense pretende evitar que a sobrelotação leve o HDB a adiar operações cirúrgicas já programadas, fruto do elevado número de internamentos verificados actualmente.
Recorde-se que a capacidade de internamento no HDB está no limite e a aproximação de alguns dias de frio intenso pode contribuir para congestionar ainda mais os serviços.

Por isso, o HDMC está disponível para auxiliar o hospital de Bragança, procedendo ao internamento de doentes provenientes da unidade da capital de distrito.

Apesar das consultas de urgência terem sofrido um acréscimo nos últimos dias, o hospital macedense tem cerca de 20 por cento do internamento disponível, o que equivale a sete camas na valência de Medicina Interna.

O presidente do conselho de administração do HDB, José Maria Cameirão, já está a par da disponibilidade do HDMC, mas o certo é que os problemas do hospital bragançano só ficarão totalmente resolvidos quando avançarem as obras de ampliação, orçadas em 17 milhões de euros.
O consórcio que vai realizar a empreitada já foi seleccionado e, se tudo correr sem contratempos, as obras podem avançar durante este ano.

O concurso público internacional contou com 14 candidaturas e a escolha recaiu sobre um consórcio liderado pela Teixeira Duarte.

Segundo José Cameirão a obra pode ser adjudicada durante o segundo semestre deste ano, assumindo um carácter de urgência. \"O hospital está numa situação de ruptura de espaço e temos feito um grande esforço para servir os utentes de forma eficaz\", alega o administrador.

Se não houver reclamações da parte das empresas que perderam o concurso público, o processo será enviado para Tribunal de Contas, seguindo-se a assinatura do auto de consignação.



PARTILHAR:

Falta de água

«Persona non grata»