Os Paços do Concelho de Freixo de Espada à Cinta vão ser alvo de obras de reabilitação. O projecto arrasta-se há algum tempo, já que as primeiras propostas foram rejeitadas pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR),uma vez que o imóvel fica junto ao pelourinho da vila, classificado como Monumento Nacional.

O presidente da Câmara, José Santos, admite que a estética actual do edifício \"não é o melhor\", já que estão penduradas no exterior várias caixas de ar condicionado, que aliás não funcionam. \"Vamos cumprir as determinações do IPPAR e tornar os Paços do Concelho mais funcionais para os munícipes e funcionários\".

As obras no interior terão ainda a vantagem, segundo o autarca, de diminuir a factura energética do município. Os aparelhos de ar condicionado estão frequentemente avariados e isso leva a um consumo exagerado de gás. No exterior a intervenção será ligeira, retirando-se as caixas de ar condicionado e limpando e pintando as fachadas.

O pelourinho de estilo Manuelino frente ao edifício é considerado um dos mais interessantes e bem conservados do país. Foi classificado como Monumento Nacional em 1922.



PARTILHAR:

«Coupage» luso-toresano

A qualidade é boa