A decisão do Ministério da Saúde de suspender as obras de ampliação do hospital de Bragança, orçadas em oito milhões de euros e que já estavam adjudicadas, pode prejudicar o crescimento da Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSB) e contribuir para que perca competitividade.

Esta é a convicção do presidente do Conselho Directivo, Gilberto Costa, que afirmou que já enfrenta dificuldades para colocar os cerca de 320 alunos em fase de estágio nas unidades de saúde do distrito, o que tem de ser feito em articulação com a Escola Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

O presidente da Câmara, Jorge Nunes, disse que estaria disposto a apoiar uma manifestação para \"pedir mais e melhores instalações, mais recursos humanos e melhores equipamentos\", referiu.

A dificuldade obriga as escolas a colocar os estudantes em estágios fora da região, \"o que contribuiu para que os alunos que vêm de outras terras pensem duas vezes, pois têm de se preocupar com o pagamento de dois alojamentos, um em Bragança e outro no local onde vão fazer o estágio\", explicou Gilberto Costa, durante uma sessão pública realizada na sexta-feira, sobre \"Os cuidados de Saúde no concelho de Bragança\".

A ESSB tem cinco cursos na área da Saúde e é frequentada por 600 alunos, mas a Direcção tem planos para crescer. A ampliação do hospital, ou a construção de um novo, iria exigir mais profissionais e, consequentemente, teria mais espaço para receber estagiários.



PARTILHAR:

Alto Tâmega

Pedro Miguel, de nove anos, deitou-se sobre a ramagem e o pai, que manobrava a máquina, não o viu Criança está em estado grave