A Câmara de Vila Real anunciou hoje a ampliação da zona industrial, um projecto que representa um investimento de 1,25 milhões de euros que vai permitir a instalação de mais 25 empresas no local.

O vereador Domingos Madeira Pinto referiu que a zona industrial de Constantim acolhe actualmente 65 empresas e, em lista de espera para se instalarem nesta área estão mais 40 empresas.

Para dar resposta a todas as solicitações de espaço, a autarquia está já a estudar a criação de uma nova zona empresarial de Vila Real que ocupará entre 30 e 40 hectares.

O vereador falava à margem do primeiro aniversário do ninho de empresas de Vila Real, onde estão já instaladas 13 empresas e trabalham cerca de meia centena de pessoas.

Domingos Madeira Pinto referiu ainda que, para estudar o comércio tradicional de Vila Real, a autarquia criou o Observatório do Comércio que já efectuou um diagnóstico sobre esta actividade na cidade.

O sector com maior peso é o da cafetaria/restauração, que representa 16,5% do total da actividade comercial, seguindo- se o sector do vestuário/calçado que representa 15,6%.

Os serviços ocupam 10,6% e, logo de seguida, encontra-se a actividade relacionada com a beleza, como cabeleireiros, barbearias, ginásios ou perfumarias, com 8,8%.

As lojas dos chineses, cuja representação tem aumentado cada vez mais na cidade, estão inseridas no sector de actividade diversos que representa 5,1%.

O trabalho do observatório pretende demonstrar a importância do comércio tradicional para a cidade de Vila Real.



PARTILHAR:

Pela primeira vez, os autarcas do Douro falam a uma só voz.

Prémio para a Sons da Terra