O Observatório dos Luso-Descendentes celebra hoje o seu primeiro aniversário, reafirmando o desejo de ser uma plataforma para a integração dos luso-descendentes espalhados pelo mundo.

\"Este primeiro ano de atividade foi para a associação a confirmação da sua essência como plataforma de ligação entre os luso-descendentes espalhados pelo mundo e facilitador da integração e da relação dos luso-descendentes ao país de origem\", diz um comunicado do Observatório.

Entre outras ações, o Observatório - que tem sede em Lisboa - irá propor em colaboração com a Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), aulas de português gratuitas para luso-descendentes.

Segundo a entidade, foram estabelecidos contactos junto das principais instituições nacionais, associações da diáspora e grupos económicos \"com o intuito de fomentar e apoiar iniciativas que promovam os valores nacionais de cariz económico, profissional, cultural e sociológico junto das comunidades.\"

\"A presença do Observatório foi igualmente solicitada em atividades ligadas à produção de conhecimento relevante para os luso-descendentes em sintonia com a missão do seu Centro de Estudos, criado neste primeiro ano e que tem como objetivo a organização de seminários, conferências temáticas e estabelecer parcerias com associações da diáspora, institutos, universidades e governos\", adianta o comunicado.

A instituição vai realizar no próximo dia 14 de junho, um workshop subordinado ao tema \"Luso-descendentes e vivências transnacionais: algumas linhas de investigação.\"



PARTILHAR:

Plataforma de ligação

Igreja e a integração dos emigrantes