A seca está a pÎr em causa a qualidade da água para o abastecimento público em Mogadouro, mas dentro de um ano a Câmara espera poder reforçar o abastecimento ao concelho.

O município está em negociações com a EDP para poder beneficiar as populações abrangidas pelas barragens.O autarca local, Moraes Machado, diz que vão ser feitas captações no rio Douro.«Dentro de um ano devemos ter a funcionar uma captação directamente do rio Douro e aí já vai ser possível ligar os dois sistemas, um nascente e um poente» explica o presidente da câmara, Moraes Machado, salientando que dessa forma «o abastecimento à vila fica completo e satisfatório».

Mesmo antes da concretização deste projecto, o autarca de Mogadouro garante que o concelho tem água suficiente para ajudar Bragança. Em caso de seca extrema, Moraes Machado diz que está disposto a oferecer água, de forma gratuita, à capital de distrito.

«Podem trazer os autotanques que nós oferecemos a água gratuitamente a Bragança», refere Moraes Machado, acrescentando que «para Bragança vir aqui buscar água tem de estar muito atrapalhada com o abastecimento e por isso a nossa obrigação é contribuir solidariamente para essas situações».

O autarca salienta que «estamos dispostos a isso desde que não falte água aos mogadourenses».

Os problemas de falta de água em Bragança obrigaram a autarquia a recorrer ao Azibo no ano passado, mas este ano os níveis da albufeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros, diminuíram devido à seca.Contactado pela Brigantia, o executivo da Câmara de Bragança não quis comentar esta oferta do município mogadourense.

De recordar que segundo declarações já prestadas pelo autarca de Bragança, Jorge Nunes, se não chover as reservas de água só garantem água à população nos próximos três meses.



PARTILHAR:

Uma centena de investigadores

Transportes de Doentes