No sábado e no domingo, decorrem em diversos pontos do país observações do Sol integradas no projecto «E Agora eu Sou Galileu», do Ano Internacional da Astronomia (AIA).
As sessões têm lugar em Bragança (Centro Ciência Viva), Espinho (Centro Multimeios), Mira (Observatório Astronómico), Constância (Parque de Astronomia) e São Pedro do Estoril (Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal).

O objectivo é convidar os participantes a «olhar o Sol de frente, descobrir-lhe os segredos e tornar-se por momentos um cientista do longínquo século XVII, fascinado com o novo mundo que só uma luneta deixa descobrir», segundo o divulgado em comunicado.

Desde Fevereiro, o projecto «E Agora Eu Sou Galileu» tem dado a conhecer os objectos do céu observados por Galileu Galilei há precisamente 400 anos: Vénus, Lua, Saturno, Júpiter e as manchas solares.

As actividades Ano Internacional da Astronomia podem ser acompanhadas online, através das redes sociais Twitter e Facebook.

As sessões em Bragança decorrem das 14:00 às 17:00. Em Espinho é a partir das 15:00. Em Mira é das 15:00 às 18:00. Em Constância decorrem das 15:00 às 19:00. Em São Pedro do Estoril é das 15:00 às 18:00.



PARTILHAR:

«Sorria para si mesmo»

«Helmut» - pelo TUTRA