O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) anunciou hoje a abertura da especialidade de oncologia, no hospital de Chaves, uma medida que ajuda a evitar deslocações de utentes para Vila Real.

A administração do CHTMAD referiu, em comunicado, que a unidade hospitalar de Chaves possui, desde o início deste mês, a especialidade de consulta externa de oncologia e hospital de dia de oncologia.

Para o conselho de administração, este é um projeto "importante para os doentes, para a região e para o CHTMAD".

"Para os doentes, porque são tratados perto da sua residência, evitando-se deslocações muitas vezes penosas em situações de grande fragilidade física e emocional, e para o centro hospitalar, porque diminui-se, assim, os custos com os transportes de doentes e liberta-se capacidade no hospital de dia da unidade hospitalar de Vila Real", explicou.

A abertura destas valências pretende constituir uma medida de "maior proximidade" para os doentes da área de influência do CHTMAD.

De acordo com o centro hospitalar, os doentes de oncologia dos concelhos de Chaves, Boticas e Montalegre correspondem a mais de 25% do total de doentes do distrito de Vila Real.

Desde que o serviço de oncologia médica iniciou a consulta de oncologia, em Chaves, foram realizadas 14 consultas.

Na segunda-feira, tiveram início alguns procedimentos no hospital de dia.

O CHTMAD disse que espera que a atividade desta especialidade em Chaves "vá aumentando até que seja possível tratar a maioria dos doentes da área de abrangência de Chaves", designadamente os concelhos de Chaves, Boticas, Montalegre e algumas freguesias do município de Valpaços.



PARTILHAR:

Obras no castelo de Montalegre geram criticas e revolta na população

O Natal volta a encher de brilho Alfândega da Fé