Para já, é o presidente do PSD a desafiar o Governo para que divulgue a lista das escolas portuguesas no estrangeiro que registam as melhores notas ao nível secundário, para se poder apurar o "que se faz pelo ensino da língua portuguesa". É evidente que Durão Barroso, que não estava, decerto, a brincar, sabe bem que a jurisdição (e a actuação) do Governo, em matéria do ensino de Português, termina na Europa. Sabe bem que, para o resto do Mundo... só os restos e estes traduzidos, de vez em quando, na atribuição de uma Bandeira Nacional, de uns quantos mapas e... nada mais.
Desta vez, aproveitando a oportunidade de "ter" de se congratular com a decisão do Ministério da Educação de Portugal de autorizat a divulgação dos resultados das escolas portuguesas do Ensino Secundário, Durão Barroso atirou com o desafio. É importante que o Governo divulgue também os resultados das escolas que ensinam o português no estrangeiro. É um desafio.
O líder oposicionista insiste em que esta divulgação é importante "para vermos o que se faz pelo ensino da língua portuguesa no estrangeiro e para os contribuintes saberem se o seu dinheiro está a ser correctamente utilizado".
A estas dúvidas poderemos nós responder. Com o saber de experiência. E com as mágoas de muitos dos que sabem que, em termos do ensino do Português, nos países fora da Europa, nada ou quase nada foi feito. Ou melhor, foi feito algo, mas à custa dos pais e encarregados de Educação. Assim sendo, e já que se regista, visivelmente, uma onda de discriminação entre a Europa e o resto do mundo, é certo e sabido que os contribuintes sabem bem... que o seu dinheiro não está a ser correctamente aplicado. São respostas fáceis... que o Governo não vai querer dar.
Por nós, ficamos à espera que o líder oposicionista, uma vez que seja eleito Governo (se o for e quando o for) faça algo no sentido que está na origem do seu desafio. Só não temos a certeza se conseguirá cumprir...