Mirandela será, até depois de amanhã, a capital do parapente, com a realização do primeiro Open Internacional da modalidade, que inclui uma prova a contar para o campeonato nacional.

A Federação Portuguesa de Voo Livre, a Escola de Parapente Wind e a secção de Parapente do Aeroclube de Mirandela esperam receber perto de uma centena de participantes.

Para António Trindade, da secção de parapente de Mirandela, esta prova só foi possível acontecer porque \\"a serra dos Passos é um local de eleição para qualquer praticante de parapente, onde podem ser usadas descolagens em todas as direcções. A serra possui um micro-clima propício à formação de boas ascendentes térmicas e proporciona um voo magnífico sobre a região.\\"

Para além das características técnicas associadas ao parapente, \\"esta região também tem um vasto leque de ofertas no domínio do turismo e lazer, nomeadamente o rio, a observação variada da fauna e flora e os passeios históricos e turísticos\\", acrescenta.

Durante os quatro dias, vários pilotos estão disponíveis para os interessados em ter o baptismo de voo, uma forma de tentar cativar mais adeptos deste desporto aventura.

A prática de parapente começa a ganhar alguns adeptos na região, com seis pilotos em Mirandela, um clube formado há quatro anos e que tem vindo a estar presente em algumas competições, mais seis em Macedo de Cavaleiros e dois em Bragança.

Para se começar neste desporto radicalé necessário um curso de formação, que fica em cerca de 800 euros, o material, que custa aproximadamente 2500 euros. Depois é só gozar a aventura de voar, \\"uma sensação sem palavras, mas qualquer coisa de muito fascinante\\", como descreve António Trindade.



PARTILHAR:

Barreiro a Lamas de Olo

Planos Zonais