Dez alunos dos 10.º e 11.º anos da Escola João de Araújo Correia, na Régua, foram seleccionados para representar Portugal no âmbito de um projecto do Parlamento Europeu dos Jovens. Caso consigam apoios para tal, vão estar em Paris, entre os próximos dias deste mês e 2 de Abril, depois de terem vencido um concurso a nível nacional.

Os jovens \"parlamentares\", sete rapazes e três raparigas, têm-se desdobrado em iniciativas para angariar fundos para a viagem. Só depois de \"muitos contactos e algumas pressões, começou a ver-se alguma abertura das entidades para apoiarem\", disse, ao JN, um pai.

Segundo uma das professoras-coordenadoras do projecto, Elisabete Leiras, \"os alunos têm vendido rifas e, até, organizaram um café-concerto\". Ao todo, os dez alunos e duas professoras vão precisar de quase seis mil euros e já \"foram adiantando algum, porque foi necessário efectuar inscrições que custam para os jovens 150 euros cada e para as professoras 250\".

Segundo o vereador José Manuel Gonçalves, \"a Câmara vai ajudar com 2500 euros e com material promocional\". O autarca refere, no entanto, que \"outras entidades nacionais também deviam apoiar, uma vez que os alunos já não estão a representar a sua escola e o seu município, mas sim Portugal\".

José Manuel Gonçalves lembra que \"alguns dos pais não têm capacidade económica para pagar as despesas e esta será uma oportunidade única que os jovens não podem desperdiçar\".

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) tinha previsto, inicialmente, um apoio na ordem dos mil euros, mas, segundo apurámos, \"o valor disponibilizado pela DREN deverá ser, agora, suficiente para cobrir o restante\".



PARTILHAR:

Fins terapéuticos

Em várias localidades