O Parque Natural de Montesinho, em Bragança, tem em marcha um projecto de distribuição de cães pelos pastores com o objectivo de contribuir para a diminuição dos ataques de lobos a rebanhos e, simultaneamente, baixar o valor das indemnizações compensatórias pagas pelo Instituto de Conservação da Natureza aos produtores de gado pelos prejuízos.

\"Inicialmente o programa tinha como meta a defesa do lobo, mas acabou por permitir uma aproximação aos pastores\", afirmou Jorge Dias, director da área protegida. Apesar de ainda existirem bastantes ataques de lobo - no mês passado registaram-se dois que resultaram em vários animais mortos - tem-se notado uma diminuição, o que poderá estar ligado a este projecto do cão de gado. \"Há menos ataques e menos animais mortos por ataque\", referiu Jorge Dias.

Os pastores aderem bem à recepção dos animais - neste momento, há uma lista de espera de 50 cães - e, anualmente, são distribuídos cerca de 100 animais por todo o distrito é entregue um cão por cada centena de ovinos ou caprinos.

O cão de gado transmontano foi reconhecido como raça em 2004.

O Parque Natural de Montesinho quer construir um centro de reprodução para aquela espécie, com o objectivo de trabalhar na preservação da raça.

A candidatura já foi apresentada ao Programa Operacional do Ambiente, esperando-se agora pelo financiamento do projecto de execução. O centro será construído na área daquela área protegida.



PARTILHAR:

Eventual fecho do tribunal preocupa meios judiciais

Diocese faz inventário