Os pais e os alunos da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros não se conformam com a hipótese de continuarem sem aquecimento em algumas salas de aula. E até já estão a pensar em organizar-se, \"para o caso da situação não se vir a resolver antes de chegarem as temperaturas negativas\", que normalmente assolam a região nesta época do ano. \"Se for necessário agir\", os estudantes e os encarregados de educação garantem que não hesitarão em \"assumir as formas de luta mais adequadas\".

O presidente do Conselho Directivo deste estabelecimento de ensino, Adérito Carabineiro, explica que, \"devido às obras avultadas que estavam a decorrer no sector de Biologia, que incluem a instalação do laboratório, com o respectivo equipamento, e uma nova biblioteca, não foi possível ligar o aquecimento da escola antes do dia 22 do passado mês de Novembro\". O dirigente reconhece que \"foi precisamente nessa altura que se verificou que o sistema não funcionava\". Por isso, \"na segunda-feira e terça seguintes (dias 25 e 26), a empresa que esteve a executar as referidas obras mandou um técnico, que, depois de se ter inteirado da situação, verificou que a avaria se localizava apenas num circuito\". Concluiu-se que o bloqueio do sistema se deve \"à existência de uma fuga de água, sendo complicado ver onde a mesma se regista\".

Por isso, neste momento, mais de metade da escola tem aquecimento, mas a outra parte, \"a zona sul, mais próxima do sector em que decorreram as obras\", não. A primeira medida que o Conselho Directivo tomou para tentar \"compensar a situação\" foi \"manter ligado durante toda a noite\" o único circuito de aquecimento que está a funcionar. Adérito Carabineiro diz que normalmente o aquecimento seria desligado às 22h00.

Outra medida foi comunicar o facto, no dia 27, dia seguinte ao da detecção da avaria, à Direcção Regional de Educação do Norte\", para que esta \"faça as diligências necessárias para tentar resolver o problema\".

Segundo o presidente do Conselho Directivo, \"este sistema foi instalado há 17, 18 anos, quando a escola foi construída\". Pelo que tem ouvido, Adérito Carabineiro diz que \"estas avarias neste tipo de aquecimento acontecem em escolas com esta idade\". No entanto, o dirigente assegura que, \"independentemente desta avaria, já estava adjudicada a instalação de um novo sistema de aquecimento\".



PARTILHAR:

Festa de Natal da 3.ª Idade do First Portuguese

Luta pelo caminho público continua