Pão, Torga e Poesia é uma iniciativa da Associação Potrica (Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano) que gerou uma parceria com as padarias/pastelarias «SolDoce» de Macedo de Cavaleiros e «Joaninha» de Mirandela, onde o pão e a poesia de Miguel Torga se vão misturar num gesto simbólico, no ano em que se comemora o centésimo aniversário daquele que é considerado o maior escritor transmontano e um dos maiores escritores portugueses.
Durante este verão a poesia de Miguel Torga vai ser distribuída nos sacos plásticos, sacos de papel e caixas para bolos destes dois estabelecimentos comerciais, com o intuito de divulgar de uma forma singela alguns dos poemas considerados pela nossa associação como de maior beleza literária do escritor transmontano.
A partir do dia 25 de Junho quem adquirir pão, bolos, ou outras quaisquer guloseimas nestas pastelarias/padarias vai levar para casa um poema de Torga. A iniciativa pretende juntar o símbolo do alimento material, o pão, ao símbolo do alimento espiritual: a poesia de Miguel Torga.
Trata-se de uma iniciativa inédita na região de Trás-os-Montes, facto que nos leva a convidar os Senhores Jornalistas para o tratamento informativo deste assunto.
A Potrica é uma recente associação de cariz cultural que está radicada em Macedo de Cavaleiros, mas tem toda a região do nordeste Transmontano como área privilegiada para o desenvolvimento da sua acção.
Além desta iniciativa, a Associação Potrica está a preparar um conjunto de actividades no âmbito cultural que têm por objectivo dinamizar as itinerâncias teatrais e artes de palco, bem como o lançamento de cursos de formação para crianças e jovens no âmbito do Ballet, MTV Dance, Danças Orientais e outras iniciativas de lazer que se pretendem com repercussão sócio/cultural a nível local e regional.