Há 15 anos, Maria e Feliz deixaram o seu país, a Alemanha, para se estabelecerem em Vila Real. Depois de muito procurarem, instalaram-se em Moçães, uma localidade próxima da capital de distrito. Vivem numa casa sem luxos, sem electricidade, sem quaisquer máquinas, sem televisão ou rádio. No entanto, dizem-se felizes com a opção de vida que escolheram.

No passado dia um, o restaurante de Teresa Peixoto, "Ponto de Encontro", acolheu um encontro vegetariano. Com a ajuda da "especialista" Maria, foram confeccionados diversos pratos vegetarianos, servidos às cerca de 21 pessoas que ali se deslocaram para, pelo menos uma vez, provarem este tipo de comida. A proprietária do restaurante já conhece Maria há algum tempo e achou "interessante" servir, por um dia, comida vegetariana. Mas após ter adquirido alguns conhecimentos diz-se preparada para servir refeições vegetarianas sempre que um cliente lhe peça. No entanto, será necessário fazer a encomenda com alguma antecedência.

Neste primeiro encontro vegetariano foi servida uma ementa composta por salada com pão integral caseiro, sopa especial de legumes com farinha de milho biológico, tofu e seitam com arroz integral, pão integral de farinha moída em moinho de água e, para sobremesa, bolo de maçã. Neste simples menu estavam diversos elementos que, segundo Maria, "limpam o nosso organismo de diversos males". Por exemplo, o tofu, usado em dois pratos do menu é, como referiu Maria, "um produto dietético valioso contra a tuberculose e outras doenças infecciosas, o cancro, em estados de esgotamento e nos diversos tipos de anemia".

O principal objectivo deste primeiro encontro vegetariano, como explicou Maria, "não é obrigar as pessoas a tornarem-se vegetarianas, mas sim mostrar-lhes "onde poderão comer comida saudável de vez em quando". Com esta alimentação, Feliz defende que se pode ter "uma mente sã em corpo são". O mais complicado, segundo este casal "sem pátria", é "convencer os transmontanos a comerem, pelo menos de vez em quando, comida saudável".



PARTILHAR:

29 de Junho

Integrado nas actividades da semana da Língua Portuguesa