O Pena Aventura Parque, a inaugurar sábado em Ribeira de Pena, acolhe o «fastasticable», o maior cabo do mundo de descida por gravidade, com 1.538 metros de cumprimento, anunciou hoje fonte da empresa promotora.

Artur Cardoso, da Pena Aventura - empresa organizadora de actividades desportivas, disse hoje à Agência Lusa que o parque de Ribeira de Pena representa um investimento privado de 1,5 milhões de euros nesta primeira fase do projecto.

O Pena Aventura Parque possui 15 hectares de área fechada e acolhe o «fastasticable», o maior cabo do mundo de descida por gravidade e o único cabo de descida por gravidade existente na Península Ibérica, com 1.538 metros de cumprimento e 150 metros de altura.

Segundo o responsável, os utilizadores, que deverão ter entre um mínimo de 35 quilos e um máximo de 135 quilos, poderão atingir na descida uma velocidade entre os 120 a 130 quilómetros/hora numa posição horizontal.

Neste espaço os utilizadores poderão ainda praticar outras actividades como paintball, escalada, slide, rappel, BTT, trampolins nas árvores, tiro ao alvo ou percorrer o circuito de arvorismo.

Outras novidades são o percurso infantil, dimensionado para crianças dos cinco aos 10 anos, ou os passeios a cavalo.

Além do bar, os utilizadores deste parque poderão apenas fumar em «ilhas» específicas, que estão revestidas por uma manta térmica que, segundo Artur Cardoso, impede a propagação do fogo.

No primeiro ano de funcionamento, a Pena Aventura prevê que o número de utilizadores ronde os 50 mil, dos quais 60 por cento deverão ser oriundos da vizinha Espanha.

«No segundo ano prevemos que o número de utilizadores ronde os 150 mil e, a partir do terceiro ano, este número deverá subir para os 250 mil», afirmou o responsável.

Numa segunda fase, a concluir já no próximo ano, Artur Cardoso refere que o Parque Aventura contará com uma unidade de alojamento e oferecerá o dobro das actividades.

«Nesta fase investiremos mais cerca de dois milhões de euros e, nos próximos dez anos, contamos investir um total de cerca de 11 milhões de euros», referiu.



PARTILHAR:

Eco-turismo, ecoconstrução, produtos tradicionais ecoenergia

Nova atracção turística