Os parques naturais da Região Norte vão ser mais promovidos em Portugal e no estrangeiro. «Parques com Vida» é o tema da iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN) para as áreas da Peneda-Gerês, Alvão, Montesinho e Douro Internacional. O projecto abrange 13 concelhos, centenas de aldeias e produtos com marcas certificadas, como a castanha, o mel e os enchidos.

O objectivo é valorizar e comercializar a uma escala cada vez maior os produtos regionais e as zonas onde são produzidos. A primeira fase começou há um ano atrás, com a prospecção e pesquisa de parceiros. Em breve será apresentado o compromisso \"Parques com Vida\", ou seja as condições que os cerca de 300 agentes económicos (restaurantes, alojamentos, lojas e pontos de venda) que se mostraram interessados têm de preencher para aderir. A marca e o logótipo já foram registados e vai começar a delinear-se a estratégia promocional, o site e a central de reservas.

O IDARN quer ainda mostrar que os parques podem ser uma oportunidade e não uma ameaça, \"uma vez que existe conflito de interesses entre as administrações dos parques e as populações\", admitiu Paulo Castro.



PARTILHAR:

Vila Real e Carrara (Itália)

Uma pequena avaria