Está a correr na internet uma petição dirigida ao reitor da Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (UTAD) contra o encerramento do pólo da UTAD, sedeado na cidade de Miranda do Douro.

O documento on-line conta com mais de 330 assinaturas, o que é já considerado como uma \"boa participação da sociedade civil de Miranda do Douro\", que assim se junta ao coro de protesto contra o encerramento daquele estabelecimento de ensino superior.

A iniciativa partiu de Alberto Fernandes, um jovem mirandês, que quer, desta forma, alertar para as intenções do Governo em não manter o pólo aberto. A partir do final do ano lectivo, o fecho poderá ser já uma realidade. A petição circula na rede há já duas semanas e o objectivo do promotor é chegar às mil assinaturas .

Ideia parte de blog

Alberto Fernandes diz que decidiu promover o abaixo-assinado depois de ouvir o reitor da UTAD ponderar o encerramento da extensão de Miranda do Douro em detrimento de um reforço do pólo localizado em Chaves. \" Os argumentos da reitoria da UTAD não me parecem muito validados. Em Chaves, os cursos são de professores do primeiro ciclo e de educadores de infância. Abdicar de um pólo onde existem duas licenciaturas (Trabalho Social e Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento), que são cursos integrados numa região do interior como Miranda do Douro,\" explica Alberto Fernandes. A ideia parte de um blog existente na internet ( http//razpartagaitadura.blogspot.com) com o objectivo de sensibilizar todos os mirandeses \"para a união contra as intenções do Ministério do Ensino Superior em fechar o pólo da UTAD de Miranda Douro\".

Jorge Pereira, representante da Associação de Estudantes do pólo da UTAD, diz que os universitários veêm com bons olhos a iniciativa e que a população está a de mostrar interesse na manutenção do pólo. Lamenta,no entanto, que o número de assinaturas recolhidas ainda esteja aquém das expectativas.

Cláudia Santos, autora de outro abaixo-assinado a circular nos salas, considera que a saída do pólo da região trará consequências graves no quotidiano das populações. \" O Governo terá de acabar com a hipocrisia do discurso do desenvolvimento e do investimento na qualidade do ensino em Portugal\" diz.

Gina Curralo, co- organizadora de um ciclo de palestras a decorrer, até final de Maio, naquele estabelecimento de ensino, subordinadas ao tema \" Família, Sexualidade e Filiação\", lembra que um dos objectivos do pólo \"é dinamizar os serviços sociais na região e direccioná-los para instituições espanholas\". Por isso, \"merece maior investimento\".



PARTILHAR:

Jorge Azevedo no conselho científico

Projecto «AmbiDouro»