O líder distrital do PS de Vila Real, Ascenso Simões, defende que a lista a candidatar às eleições de 17 de Março deve incluir "apenas naturais, ou pelo menos residentes, no distrito de Vila Real".

"Estamos fartos que pessoas exteriores ao distrito assumam uma candidatura por Vila Real e logo a seguir às eleições esqueçam que o distrito existe, como aconteceu nas últimas eleições legislativas", afirmou o líder da distrital.

De acordo com os estatutos do PS, o Secretário Geral tem direito a colocar nas listas dos vários círculos eleitorais uma quota de 30 por cento dos deputados eleitos pelo partido nas últimas legislativas. Mas o facto de em 1999 terem sido eleitos dois deputados em Vila Real faz com que, para exercer essa prerrogativa e impor nem que seja apenas um deputado, Ferro Rodrigues acabe na prática por ter direito a 50 por cento.

As listas do PS em Vila Real em 1995 e 1999 foram lideradas por e Eurico Figueiredo e Vítor Ramalho.

Se num cenário pessimista o PS em Vila Real diminuir um deputado e se Ferro Rodrigues impuser um nome de fora do partido, a estrutura local do partido acaba por não ter um deputado do distrito.

As listas de candidatos do PS serão aprovadas no dia 29 pelas comissões distritais e no dia 30 pela comissão nacional.

PSD já tem lista

Por sua vez, o PSD já tem a sua lista totalmente constituída. O presidente da distrital do PSD, Fernando Campos, referiu que o primeiro nome da lista laranja em Vila Real para as eleições legislativas será confirmado pelo presidente do partido, Durão Barroso. Mas, afirma, "há um grande consenso sobre a candidatura de Assunção Esteves", professora universitária e membro da concelhia de Valpaços.

Nazaré Pereira, actual deputado e professor universitário, e Bessa Guerra, engenheiro electrotécnico e membro da comissão política de Murça, vão ocupar o segundo e terceiro lugar da lista apresentada pelo PSD de Vila Real. Em quarto lugar aparece o ex-deputado Delmar Palas, indicado pela concelhia de Chaves, seguido da presidente da Comissão Política de Montalegre, Guilhermina Costa.

Em 1999, a lista do distrito nas legislativas foi encabeçada pelo presidente da câmara de Vila Real, Manuel Martins, que nunca tomou posse como deputado, tendo sido substituído por Nazaré Pereira, que ocupou o lugar na Assembleia da República, juntamente com António Abelha e Luís Pedro Pimentel.



PARTILHAR:

A laborar já em Novembro

Filandorra promete "mais e melhor"