Conhecida como a “Route 66 Portuguesa”, numa ligação à icónica estrada norte-americana que atravessa os EUA de costa a costa, a nossa EN2 é a maior estrada nacional do continente europeu e a 3ª maior do mundo, logo atrás da “Ruta Nacional 40”, na Argentina. Acrescente-se que a EN2 atravessa 32 municípios do interior de Portugal, tendo a denominada Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 lançado o "Passaporte EN2", que foi entregue aos participantes deste passeio.

Fazendo eco de um encontro de enorme sucesso realizado em 2016, o Club MX-5 Portugal voltou a levar para a estrada o “Passeio N2 – A Estrada Mais Longa”, uma viagem de 738 quilómetros cumprida entre as cidades de Chaves e Faro, num mix entre secções da velha estrada que, durante décadas, foi a mais popular - e quase única - ligação entre Trás-os-Montes e o Algarve, e os entretanto surgidos novos Itinerários Principais e Auto Estradas, decorrentes dos desenvolvimentos rodoviários do interior do país.

Este remake assentou no fim-de-semana prolongado do Feriado do “Dia da Liberdade”, compreendido entre os dias 25 e 28 de Abril, ali reunindo 25 Mazda MX-5 nas suas diferentes gerações. Concentrados no Hotel Forte de São Francisco, em Chaves, foi ali foi dado o briefing para o primeiro dia de estrada, percurso obrigatoriamente iniciado no marco quilométrico “N2-0”. Dali os participantes rumaram ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, para uma visita guiada, vertente cultural também presente no percurso da tarde, com a visita à Sé de Viseu.

Pernoitando no Hotel Montebelo, o grupo iniciou o segundo dia com o sol como companhia, num percurso de estrada intervalado com uma paragem na Marina da Aguieira e com uma visita ao Centro Geodésico de Portugal, em Vila de Rei, e respectivo Museu da Geodésia. O dia terminou com uma prova de cerveja artesanal no Luna Hotel Turismo, em Abrantes.

O último e mais longo percurso cumpriu-se no Sábado, com uma paragem na Barragem de Montaria, seguido de almoço e do derradeiro trajecto deste encontro, cujo final check se fez no marco quilométrico “N2-738”, em Faro. Daqui o grupo rumou ao Hotel Real Santa Eulália, em Albufeira, para o jantar de encerramento, para no dia seguinte os Mazda MX-5 se fazerem à estrada, de regresso a casa.  

Saliente-se que este tipo de passeios, mais ou menos organizados estão a surgir todos os dias, com vista a fazer esta travessia de Portugal pela EN2.



PARTILHAR:

Valpaços, capital mundial do Enduro de 3 a 5 de Maio

Faleceu o Dr. Artur Pimentel, ex Presidente de Câmara de Vila Flor