Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as Câmaras Municipais de Carrazeda de Ansiães e de Vila Nova de Foz Côa vão promover, no dia 17 de Abril, um passeio pedestre entre o Castelo de Numão e o Castelo de Ansiães.

Esta iniciativa, que conta com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua pretende promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro e estreitar relações entre dois monumentos nacionais com processos históricos muito semelhantes.

O castelo de Ansiães e de Numão são dois monumentos militares situados, respectivamente, na margem norte e na margem sul do rio Douro, com uma longa diacronia ocupacional que se iniciou na pré-história recente, período calcolítico, e perdurou até à época contemporânea.

Em ambos os povoados foi a sua implantação geoestratégica, sobre elevações rochosas situadas junto ao curso fluvial que determinou a sua importância como elemento de controlo sobre este vale.

Ao longo dos séculos vão-se construindo nesses locais extensas fortificações que abrigam e protegem comunidades e que culmina, durante a baixa idade média, com a reedificação das vilas fortificadas actualmente existentes.



PARTILHAR:

IPB recebeu quase 300 alunos em Dia Aberto

Escola de Negócios em debate