O objectivo da Turiraides é dar a conhecer aos praticantes de todo-o-terreno aquela região do país, descobrindo o seu património artístico, provando paladares locais e superando as dificuldades colocadas pelo relevo bastante acidentado.
No terreno estará a equipa daquela empresa, que conta com uma experiência de cerca de meia centena de eventos de aventura e evasão já organizados nos seus mais de dez anos de existência.
Todos os possuidores de veículos de todo-o-terreno, quer motos quer carros quatro por quatro, podem participar naquele passeio e as inscrições para o mesmo já estão abertas.
A prova irá ser constituída por duas etapas, contando com um total aproximado de 150 quilómetros de extensão, num percurso com diversos níveis de dificuldade e com muitos obstáculos que irão exigir muita perícia aos pilotos.
Na presente temporada foi introduzido nos passeios de todo-o-terreno, organizados sob a égide da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno, um seguro obrigatório de responsabilidade civil, pelo que para beneficiar do mesmo e cumprir as suas exigências, não são possíveis inscrições de última hora.
O percurso do raid é marcado pela paisagem da serra do Marão, pela velha linha do caminho de ferro do Corgo e pelos prados verdejantes do sopé do Alvão, sempre por caminhos de terra apenas acessíveis aos praticantes de todo-o-terreno.