Dois militares instrutores dos Comandos do Exército foram resgatados, esta segunda-feira, com a ajuda de um pastor da zona das fisgas de Ermelo, na Serra do Alvão, em Vila Real, notica a «Lusa». Os militares ficaram retidos durante a noite devido ao intenso nevoeiro.

Os dois militares estavam a fazer reconhecimento de percurso na zona das lagos quando foram surpreendidos pelo intenso nevoeiro, disse à «Lusa», o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão. Os homens viram-se mesmo obrigados a pedir ajuda uma vez que não conheciam o terreno escarpado e não tinham equipamento necessário para saírem da encosta íngreme e escarpada.

O alerta foi dado à Protecção Civil de Vila Real cerca das 00:00.

Hélder Perdigão diz que a «situação esteve sempre controlada» e que os dois homens saíram «pelo próprio pé» cerca das 06:30.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Carlos Silva, referiu que a ajuda foi dada por um pastor da serra do Alvão, que indicou os caminhos, e pelos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, que efectuaram o resgate em grande ângulo dos dois militares.

O pastor Sérgio Carvalho Alves explicou que já estava a deitado quando lhe bateram à porta a pedir ajuda para retirar os dois tropas «que ficaram presos na serra». Com os conhecimentos do terreno, o pastor guiou os bombeiros e os militares até ao local onde os tropas estavam retidos.



PARTILHAR:

Estudo sobre diversidade genética

Padeiro foi detido pela PSP