A Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Bragança anunciou hoje que Paulo Xavier é a escolha do órgão nacional do partido para candidato à câmara municipal nas eleições autárquicas de 2025.

Paulo Xavier tem 66 anos, foi presidente da junta de freguesia da Sé, Santa Maria e Meixedo (Bragança) e vice-presidente do município brigantino desde 2013 até substituir na presidência Hernâni Dias, que renunciou ao cargo no terceiro e último mandato em março do ano passado para integrar o Governo, onde foi secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Num comunicado emitido pela distrital, assinado pelo seu presidente, Hernâni Dias, lê-se ser de conhecimento público que a Comissão Política Nacional (CPN) “deliberou assumir a responsabilidade de escolha dos candidatos autárquicos às capitais de distrito e aos maiores municípios do país”.

O mesmo comunicado refere que “fruto dos resultados das últimas eleições para a Comissão Política de Secção [Concelhia] de Bragança do PSD, esta vinha manifestando a intenção de apresentar um candidato diferente daquele a quem inicialmente tinha manifestado apoio”.

A nota escrita refere que a CPN mandou fazer estudo de opinião “cujos resultados colocam o atual presidente da câmara municipal de Bragança com uma gigantesca diferença relativamente a todos os candidatos” visados na análise e que por isso a CPN, em articulação com a Distrital, “indicam e apoiam incondicionalmente o cidadão militante do PSD” Paulo Xavier como cabeça de lista.

“O presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Bragança, no dia 10 de fevereiro de 2025, reuniu-se com o Presidente da Comissão Política da Secção de Bragança, informando da decisão (…), lê-se ainda no documento.

Contudo, num outro comunicado enviado hoje à Lusa, a Concelhia de Bragança desmentiu.

“Lamentamos que o presidente da Comissão Política Distrital (CPD), Hernâni Dias, comunique inverdades ao afirmar que reuniu e informou o presidente da Comissão Política de Secção (CPS), Alex Rodrigues, de que a escolha do candidato para a câmara municipal de Bragança tenha recaído sobre o nome de Paulo Xavier”, dá conta a Concelhia.

Acrescenta que na referida reunião de segunda-feira a entidade local apenas foi informada de uma “inclinação para Paulo Xavier” e que “soube da escolha através da comunicação social".

Para a Concelhia, fica “(…)assim demonstrada a falta de honestidade, ética e caráter político dos dirigentes que a comunicaram”, bem como que “foi feito um assalto aos valores da democracia por aqueles que se apelidam democratas”.

A Secção Local escreveu nessa mesma nota enviada que o militante João Rodrigues, funcionário do município, tinha sido aprovado por unanimidade em reunião da Concelhia como o candidato a indicar, tendo a respetiva ata seguido, segundo ainda a Concelhia, para os órgãos distritais e nacionais do partido, "considerando a fragilidade política do atual executivo camarário e a estratégia e visão partidária assumida pela CPC".

As eleições internas de setembro dos social-democratas elegeram Alex Rodrigues como presidente da Concelhia e reconduziram Hernâni Dias na liderança da Distrital.

O PSD venceu as últimas eleições autárquicas em Bragança. Em 2021, a lista de Hernâni Dias arrecadou 57,51% dos votos, elegendo cinco vereadores. O Partido Socialista ficou em segundo lugar, com 26,98% e dois vereadores eleitos.




PARTILHAR:

Aethel Mining admite "reavaliação estratégica" nas minas de Torre de Moncorvo

Detido suspeito de agredir companheira em Torre de Moncorvo