As obras de construção do pavilhão desportivo municipal de Vila Real, orçado em cinco milhões de euros, começam até Novembro na Quinta do Seixo, local que vai acolher também o terminal rodoviário, anunciou hoje fonte da autarquia.

Segundo a fonte, na parte Norte da zona da Quinta do Seixo vai ser construído um pavilhão desportivo de carácter regional, com capacidade para acolher provas nacionais e internacionais.

A infraestrutura será dotada de três plataformas de jogo, balneário, ginásio, bar, bancadas fixas e retrácteis, com capacidade para 1500 lugares sentados e ainda um parque de estacionamento subterrâneo.

O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, anunciou que as obras começam até ao início de Novembro.

A autarquia não possui nenhum pavilhão desportivo de gestão própria utilizando, após horário escolar, os pavilhões escolares onde se verifica uma taxa de ocupação próxima dos 100 por cento, entre as 18:00 e as 24:00.

Posteriormente, acrescentou o autarca, será construído um terminal rodoviário, que terá uma plataforma para 10 autocarros, uma praça de táxis e um parque de estacionamento subterrâneo com dois níveis e capacidade para 140 lugares.

Segundo o autarca, os autocarros que actualmente utilizam aquele espaço serão desviados para a área da estação e ficarão estacionados na zona industrial.

Nesta, que é uma das principais entradas da cidade de Vila Real, vão ainda ser construídos novos acessos, ficando a avenida Cidade de Ourense com quatro faixas de rodagem, uma delas exclusivamente destinadas aos autocarros.

No actual mandato, a aposta da autarquia tem incidido na componente desportiva e de lazer, pelo que para o Monte da Forca - onde actualmente se encontra o estádio municipal de futebol - está projectada a construção de mais dois campos de futebol com relva sintética.

No centro da cidade, o actual campo do Calvário vai ser transformado em piscinas municipais, com capacidade para acolher competições desportivas nacionais e internacionais.

A única piscina municipal coberta existente actualmente encontra-se com uma ocupação a 100 por cento, de segunda-feira a sábado.

Nesta área, a autarquia quer ainda construir um parque de estacionamento subterrâneo para \"solucionar\" as actuais dificuldades de aparcamento no centro da cidade.

O projecto foi integrado numa candidatura de regeneração urbana, a qual, segundo Manuel Martins, tem \"99,9 por cento\" de possibilidade de ser aprovada.

De acordo com o autarca, o resultado da candidatura será conhecido até ao final do ano.

A autarquia apresentou ainda o primeiro volume da Carta Desportiva de Vila Real, que faz uma descrição exaustiva do concelho, onde estão registadas 105 entidades desportivas (clubes ou associações) contabilizados 5539 praticantes de desporto, dos quais 2434 são federados, que praticam 30 modalidades diferentes, com destaque para o futebol e o futsal.



PARTILHAR:

Pólo da UTAD em Miranda

Suspeita de vários assaltos