\"As indemnizações e as fontes de financiamento próprias e estáveis devidas à Casa do Douro, algumas das promessas feitas anteriormente por Durão Barroso, não foram cumpridas\", acusa o PCP de Vila Real. Mas entre as questões levantadas por este partido no que toca às políticas e processos estabelecidos pelo Governo para com o Douro estão também a reforma institucional da Região Demarcada do Douro, as propostas do Governo PSD/CDS-PP, a intervenção da Casa do Douro no mercado de vinhos generosos, dúvidas sobre onde ficará instalada a sede do Instituto do Vinho do Porto, sobre o futuro dos trabalhadores da Casa do Douro, sobre a revisão do estatuto desta instituição e sobre os processos em curso para o seu saneamento financeiro.
\"Descontente\" com as medidas que o Governo está a tomar em relação ao Douro, o PCP adiantou uma série de propostas, que passam pela \"necessidade de um debate aberto e transparente\" sobre a reforma das instituições da Região Demarcada do Douro, com a participação dos seus construtores e principais destinatários (viticultores, assalariados rurais e trabalhadores da Casa do Douro).
O PCP exige também \"o cumprimento, por parte do Governo, de todos os compromissos assumidos para com o saneamento financeiro da Casa do Douro, inclusive o pagamento das indemnizações que lhe são devidas\", e ainda \"a manutenção, pela Casa do Douro, das atribuições que detém a título originário\". O controlo da produção de vinho generoso e a manutenção do carácter de associação pública são outras das propostas deste partido.
O membro do PCP Mário Costa afirmou que o partido está à espera das conclusões da auditoria efectuada pelo Governo à Casa do Douro e salientou que, \"com pessoas mais sérias na direcção, a Casa do Douro não teria os mesmos problemas que hoje tem\". Mário Costa disse também que a actual direcção desta instituição \"demonstra uma atitude de desespero\" e que \"está a fazer tudo para se relançar\". \"Eles não resolveram os problemas da Casa do Douro, ainda os agravaram mais\", acrescentou Mário Costa. No entanto, este membro do PCP de Vila Real disse que, \"apesar das más gestões, a responsabilidade dos problemas da Casa do Douro é do Governo, por lhe ter retirado competências, benefícios e lhe ter mantido encargos de funcionamento\".