O Centro Hípico de Pedras Salgadas é inaugurado oficialmente na sexta-feira com o arranque do concurso internacional de saltos de cavalos para reavivar a tradição do hipismo em Vila Pouca de Aguiar, anunciou hoje o município.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, recebeu durante vários anos muitas competições internacionais, possuindo uma “forte tradição hípica” que levou a autarquia a apostar na construção de um centro, com escola incluída, que custou cerca de dois milhões de euros.

O centro entrou em funcionamento no verão do ano passado mas, segundo a autarquia local, vai ser inaugurado oficialmente nesta sexta-feira.

Este espaço possui picadeiro, uma cavalariça equipada com 32 boxes e desenvolve atividades como hipoterapia, aulas equestres ou prática de equitação.

É, inclusive, “o primeiro espaço” no Alto Tâmega a desenvolver um projeto de equitação terapêutica com uma equipa constituída por técnicos profissionais de saúde e instrutores de equitação.

“O concurso hípico nas Romanas teve sempre um grande prestígio internacional e, agora com a transformação de um espaço que estava degradado, recuperamos a tradição do hipismo em Pedras Salgadas”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado.

O autarca sublinhou que, com este espaço, se está a “criar riqueza e postos de trabalho”.

“Aqui no centro hípico conseguimos fixar pessoas e atrair pessoas de fora para residir no concelho”, salientou o autarca.

A festa de inauguração faz-se com o início do concurso de saltos internacionais, que se prolonga até domingo.

Durante os três dias, serão realizadas 15 provas, seis nacionais e nove internacionais.

São esperados 200 conjuntos (cavaleiro e cavalo) oriundos de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Irlanda, Brasil e Uruguai.

Entre os participantes encontram-se alguns dos mais famosos nomes do hipismo nacional, como Marina Frutuoso de Melo, heptacampeã nacional, e António Vozone, cavaleiro olímpico.
Durante o evento, vai realizar-se uma mostra de produtos associados à equitação e será instalada uma área de alimentação junto ao recinto.

Alberto Machado salientou que o evento vai “mexer com a economia local”, como a hotelaria ou restauração.

O concurso internacional representa um investimento de 70 mil euros e junta, na organização, a câmara municipal, a Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), a empresa Green Horse, a Federação Equestre Internacional (FEI) e a Federação Equestre Portuguesa (FEP).

A partir de sexta-feira, o município promove também, na Loja Interativa de Turismo, uma exposição documental sobre a história dos concursos de saltos em Pedras Salgadas.
Lusa



PARTILHAR:

Cerca de 29 empresas entre 60 instituições

Agricultor morreu num acidente de trator